Por Mendes Junior
Ascom MDA-MA
Durante a reunião realizada no Palácio Henrique de La Roque na quarta-feira, 30, foram discutidas as ações de articulação entre Ministério do desenvolvimento agrário (MDA) e Governo do Estado, com foco para o Plano Brasil Sem Miséria, que foi apresentado ao governo do Estado, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), com destaque para as ações voltadas para o campo por parte do MDA no Maranhão.
Onde fora enfocado os programas: Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural (PNDTR), Programa Água para Todos, Programa de Distribuição de Sementes, que inicialmente beneficiarão dois Territórios apoiados pelo MDA; Baixo. Sendo ressaltada ainda a importância do CAE (Conselho de Articulação Estadual) e do CEDRUS (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável).
Dentre os presentes à reunião a diretora nacional da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Fernanda Corezola, o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (DFDA-MA) Ney Jefferson, Andréia Simone dos Santos Sousa, Articuladora regional da (SDT), Mary Alba e Said Zaidan (Articuladores Territoriais). O vice-governador Washington Luiz , os secretários: Francisco de Assis Castro (SEDES), Conceição Andrade (SEDAGRO), Marcio Barros Medeiros e Antonio José Chatack (SEPLAN), Abderval P. Bandeira Junior (AGERP), Mary Domingas M. Diniz (NEPE), além de Paulo Roberto Lopes (Secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário).
O Articulador Said Zaidan falou do pacto federativo, ou seja, da articulação entre Governo Federal através do MDA e Governos Estaduais e Municípais.“Se a gente não conseguir articular todas essas instâncias governamentais no sentido de promover o processo de desenvolvimento do campo e da cidade dificilmente conseguiremos avançar pelas dimensões continentais do País. A intenção é a retirada dessa mancha, que é a questão da miséria da população brasileira.” enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário