Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sábado, 21 de janeiro de 2012

Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para o governo federal


Imagem

Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para o governo federal

20/01/2012 14:45
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulga resultado de edital público para seleção de associações e cooperativas da agricultura familiar. Iniciativa combate a insegurança alimentar e integra o Plano Brasil Sem Miséria e o Programa de Aquisição de Alimentos
Brasília, 20 – Associações e cooperativas da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais fornecerão sementes de cultivares locais – também conhecidas como tradicionais ou crioulas – para o governo federal. Nesta semana, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou o resultado do edital público que selecionou sete entidades familiares (veja tabela abaixo). A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Plano Brasil Sem Miséria.

“O Plano Brasil Sem Miséria cria demanda por mão de obra, insumo, semente e tecnologia de acesso à água. A ideia é que parte dessa demanda seja canalizada para a agricultura familiar. É o caso do PAA”, diz a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi. “Para garantir maior distribuição de renda é interessante canalizar o poder de compra do governo federal para os agricultores mais pobres.” Outra parte das sementes é comprada de empresas.

O MDS investirá R$ 10 milhões na compra das sementes beneficiando cerca de 2,2 mil agricultores e as doará para outras famílias de pequenos produtores que se encontram em situação de extrema pobreza. A ação vai garantir renda aos fornecedores e atender agricultores sem condições de acesso a sementes de qualidade. “São sementes como milho, feijão e hortaliças livres de insumos produzidas na própria comunidade”, diz Takagi.

A finalidade do programa é promover a segurança alimentar e a inclusão produtiva e retirar da linha da miséria os quase 7,6 milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais.

O edital com o resultado das organizações selecionadas está disponível no site do MDS:http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2011/selecao-publica-de-projetos-de-sementes-crioulas-resultado-final-3-.pdf.

Organização
Município
UF
Associação de Agricultores Alternativos – Aagra
Igaci
AL
Associação Pró-Desenvolvimento Comunitário de Fortaleza e Adjacências
Muqui
ES
Cooperativa Agropecuária dos Cinco Pólos – Coopercinco
Boa Vista
RR
Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos de Sementes – Coppabacs
Delmiro Gouveia
AL
Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda. – Cooperfumos
Santa Cruz do Sul
RS
Cooperativa Oestebio
São Miguel D’Oeste
SC
Instituto de Desenvolvimento Integrado Sustentável e Solidário – Alfa
João Pinheiro
MG

Adriana Scorza
Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário