Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vendas da agricultura familiar para supermercados devem crescer

7 DE JANEIRO DE 2012 - 9H41 

Vendas da agricultura familiar para supermercados devem crescer


 Ampliar a comercialização de produtos de cooperativas de agricultores familiares por redes de supermercados é um dos objetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário no início de 2012. O MDA lançará nova chamada pública para qualificar empreendimentos de pessoas jurídicas interessadas em participar da iniciativa, revela o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Arnoldo Campos.




Aproximar agricultores familiares da rede varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu assinaturas de pacto entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em todas a cinco regiões do país. O acordo visa promover a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.


Para o início de 2012, o MDA vai lançar a primeira chamada pública para inserir mais empreendimentos de pessoas jurídicas interessados em participar da proposta. “A ideia é que seja aberto um processo de seleção de empreendimentos que têm interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista”, explica Arnoldo.

Caras do Brasil
O Grupo Pão de Açúcar assinou este ano o termo de cooperação junto ao MDA e MDS. Pelo acordo, 62 lojas em São Paulo, capital, e interior; Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba passam a contar com os produtos da agricultura familiar. Desde 2002, o grupo já vinha revendendo produtos por meio de seu programa Caras do Brasil, que atua com o objetivo de abrir um canal de comercialização para pequenos produtos de manejo sustentável.


A coordenadora do programa Caras do Brasil, Patrícia Santana, afirma que os produtos da agricultura familiar são os campeões de venda. “Em primeiro lugar o mel, e em segundo os docinhos de banana. Os produtos são de muito boa qualidade, pois são produzidos artesanalmente, sendo perceptível um gostinho caseiro”, conta.
Fonte: MDA

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=172739

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