Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário acelera processo de regularização de terras no Amapá


Parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário acelera processo de regularização de terras no Amapá

O Governo do Amapá receberá as duas primeiras parcelas do convênio que totaliza verbas de R$ 7,3 milhões ainda no primeiro semestre deste ano. “Nosso compromisso é com a regularização das terras e vamos continuar com nosso grupo de trabalho integrado com o governo do Estado para dar celeridade a esse processo”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Com a parceria, o trabalho que já vinha sendo feito com recursos próprios terá capacidade de execução multiplicada e muito mais glebas poderão ter seu mapeamento concluido. A afirmação é do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Maurício de Souza, que coordena o trabalho no Amapá.
Para o governador Camilo Capiberibe, esse é um dos gargalos do desenvolvimento do Estado e o trabalho conjunto com o MDA vai ajudar a resolver a situação que impede até mesmo o acesso de produtores rurais a financiamentos agrícolas.
A audiência, que contou com a presença do senador João Capiberibe (PSB-AP), tratou ainda sobre temas como o financiamento da Agricultura Familiar e o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. O ministro informou ao governador sobre os programas que podem permitir a ampliação da aquisição direta de produtos dos agricultores.
“Não só o poder público, mas já temos boas experiências com a aquisição por parte da iniciativa privada em diversos estados e tem funcionado muito bem, gerando mais renda para os produtores”, garantiu o ministro.
O governador Camilo reforçou o pedido feito ao ministro na última reunião, em dezembro do ano passado, para que o Amapá fosse incluído no estudo do MDA sobre a produção de óleo de dendê para produção de biodiesel. O pedido foi prontamente atendido e o MDA vai enviar os termos de implantação do programa ao GEA. Além disso, o governador também pediu a parceria do ministro para reforçar as cadeias produtivas do açaí e do manejo florestal no Estado, o que será tema de reunião entre técnicos estaduais e ministeriais.
Antes de encerrar o encontro, o governador Camilo convidou o ministro para ir ao Amapá entregar os cerca de 300 títulos que já estão em fase final de análise pelo Incra e que vão beneficiar proprietários em todo o Estado. A visita do ministro deverá acontecer ainda no mês de março e terá ampla agenda no Amapá.
Fonte: Agência Amapá
Foto: Albino Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário