Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sábado, 3 de março de 2012




O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participou, na sexta-feira (2), da 5ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, realizada no município de Peritoró. O encontro teve a participação de mais de 150 pessoas, entre elas produtores, industriais, prefeitos, empresários e representantes da iniciativa privada e de instituições financeiras, que discutiram o fortalecimento da cadeia produtiva na região.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, presidida pelo pecuarista Sérgio Medeiros, foi criada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) com o objetivo de identificar as demandas e os problemas enfrentados pelos diversos setores ligados a cadeia produtiva do leite. “Por determinação do secretário Cláudio Azevedo, estamos realizando as reuniões nas diversas regiões do Maranhão para que possamos identificar os problemas e buscar as soluções”, explicou Sérgio Medeiros.
Atendendo a uma destas demandas para o fortalecimento da bacia leiteira na região, durante a 5ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, o secretário Cláudio Azevedo, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, assinou três Termos de Cooperação Técnica entre a Sagrima e a Associação dos Produtores de Leite do Município de Lago Verde, a Cooperativa dos Produtores de Leite da Região do Médio Mearim e a União de Produtores do Povoado Cocalinho.
No Termo de Cooperação Técnica, a Sagrima disponibilizou três tanques de resfriamento de leite, cada um deles com capacidade para armazenar mil litros. “Nós produzimos 10 mil litros de leite por dia no nosso município e muitos produtores deixavam de produzir porque não tinham como armazenar o produto”, explicou o secretário de Agricultura de Lago Verde, Carlos Antônio de Araújo. “Com a assinatura desse termo de cooperação técnica os produtores terão condições de aumentar a produção de leite e, além de vender para a comunidade, terão condições de fornecer também para os laticínios”, explicou o secretário municipal de Lago Verde.
Além dos três tanques, a Sagrima assinou otem sábado (3), em Governador Archer, Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura para a utilização de mais um tanque de resfriamento de leite por produtores do município.
Além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Sagrima e os produtores rurais, também fez parte da programação da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, a entrega de um documento assinado por produtores de leite, solicitando que o Programa Leite é Vida seja transferido da Secretaria de Estado de Saúde para a Sagrima.
O documento foi entregue pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró, Severino Moura, ao deputado estadual Carlinhos Florêncio, que encaminhará o pleito à governadora Roseana Sarney.
Na programação da reunião houve, ainda, a apresentação das ações que o Sebrae está realizando em Bacabal – por meio do Projeto de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite na região do Baixo Mearim -  e em Imperatriz, com o Programa Balde Cheio e a realização do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), previsto para acontecer em outubro, no município de Imperatriz.
Também estiveram presentes na reunião realizada em Peritoró o secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa; o secretário- adjunto do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Jadson Medeiros; o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Estado, Alberto Carneiro; o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária, Fernando Lima; o presidente do Instituto de Agronegócios, José de Jesus Reis Ataíde; além de empresários, representantes da Embrapa, secretários municipais, vereadores e presidentes de sindicatos.
Câmaras Setoriais
O secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, explicou que as câmaras setoriais estão sendo itinerantes e estão seguindo o modelo das câmaras criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A presidência da câmara é da iniciativa privada e nós, da Sagrima, somos da secretaria executiva e encaminhamos as demandas identificadas durante as reuniões”, afirmou Raimundo Coelho de Sousa.
As próximas reuniões da câmara do leite estão previstas para acontecerem em Açailândia, no mês de abril e em Balsas, durante a realização do Agrobalsas 2012.
Raimundo Coelho de Sousa informou ainda que no dia 8 de março acontecerá, em São Luís, a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, na sede da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário