Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012



Ministro reforça políticas para a agricultura familiar em encontro com prefeitos do Pará

Com o objetivo de aproximar ainda mais os municípios paraenses de políticas públicas do governo federal, se reuniram em Brasília, na quarta-feira (12), representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Educação, Saúde, Cidades, Pesca e Aquicultura e Relações Institucionais, além da bancada paraense da Câmara dos Deputados e de gestores municipais do estado. Durante o encontro, eles conheceram e debateram as políticas e programas apresentados pelas pastas e sua aplicação nos municípios.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, destacou a relevância da agricultura familiar no cenário econômico brasileiro e dedicou sua apresentação aos programas voltados para o setor, como os de compra direta e comercialização. Pepe Vargas realçou a nova modalidade de compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anunciada pela presidente Dilma Rousseff em julho - que permite que instituições, órgãos municipais, estaduais e federais adquiram produtos diretamente dos agricultores familiares.

Outro programa citado pelo ministro, o de Alimentação Escolar (Pnae), estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos destinados à compra de alimentos para instituições de ensino sejam reservados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações. “Com isso, temos uma alimentação escolar de qualidade e criamos um ciclo virtuoso em que a renda circula e se mantém no município”, afirmou. ”Podemos trabalhar muito com as prefeituras para que esses projetos tenham sucesso, colocando os programas do MDA no âmbito municipal”, ressaltou Pepe Vargas.

Agricultura familiar paraense
No Pará, o Censo Agropecuário 2006 do IBGE aponta a existência de 196.150 estabelecimentos da agricultura familiar, o que corresponde a 88% dos imóveis rurais do estado. Eles ocupam 31% da área total e são responsáveis por 84% do pessoal ocupado no meio rural (665.762 pessoas) e 69% do Valor Bruto da Produção Agropecuária.

A agricultura familiar responde por 83% da produção estadual de feijão, 93% de mandioca, 84% de arroz em casca, 68% de leite e 79% de suínos. No Brasil, a agricultura familiar conta com mais de 4,3 milhões de unidades produtivas, o que corresponde a 84% do número de estabelecimentos rurais do Brasil.

Este segmento produtivo responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário