Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cerca de 8 milhões de moradores do campo têm acesso a livros pelo Arca das Letras


Em Questão do dia

Cerca de 8 milhões de moradores do campo têm acesso a livros pelo Arca das Letras

Cerca de 8 milhões de moradores do campo têm acesso a livros pelo Arca das Letras Ampliar
  • Desde 2003, foram 8,8 mil bibliotecas implantadas em mais de 3,2 mil municípios / Foto: Governo do Estado de Roraima
Em 2012, meta do programa é alcançar todas as famílias em situação de pobreza extrema no País
Aproximadamente 1,5 milhão de famílias moradoras do campo têm hoje acesso à leitura pelo Arca das Letras, programa de bibliotecas rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Arca das Letras instalou, em média, três bibliotecas por dia em áreas rurais do País e, somente em 2011, foram mais de 800 no total.  Desde 2003, são 8,8 mil bibliotecas implantadas em mais de 3,2 mil municípios, e 17,5 mil agentes de leitura capacitados, o que beneficiou cerca de oito milhões de pessoas em todo o Brasil. Neste ano, o MDA quer estender o programa para todas as famílias em situação de pobreza extrema no Brasil. 
O objetivo do programa é incentivar a leitura no meio rural em localidades como assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de agricultura familiar. A maior parte dos leitores são crianças e jovens, que chegam a representar mais de 70% dos frequentadores das bibliotecas. O atendimento do programa é prioritário nas comunidades em situação de pobreza, a maioria concentrada nas regiões Norte e Nordeste do País.
O modelo do Arca das Letras foi importado por Cuba, Timor Leste e Moçambique, onde as bibliotecas também foram implantadas em comunidades rurais. A metodologia também foi compartilhada com o governo da Colômbia. 
Funcionamento - Antes da implantação das bibliotecas, a comunidade define em reuniões de consulta comunitária como será o acervo, função social, educacional e cultural, e se organiza para receber a biblioteca. 
Os livros são obtidos por meio de doações feitas pela população, pelas editoras e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC). Campanhas realizadas em escolas, bibliotecas, shoppings, postos de combustíveis, agências bancárias do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, feiras do livro e feiras da agricultura familiar contribuem para o fortalecimento da iniciativa. 
Investimento - Nos próximos meses, estão previstas ações do programa Arca das Letras em mais 100 comunidades rurais e dez colônias de pescadores, onde serão implantadas bibliotecas e formados 220 agentes de leitura. Por ano, são investidos R$ 350 mil, que são utilizados para compra de material de consumo técnico, na divulgação comunitária das bibliotecas e também para a realização de encontros para a troca de experiências com agentes de leitura.
Como Participar
A solicitação para fazer parte do programa pode ser feita pela internet em
Informações também pelo telefone: (61) 2020-0201
Para fazer doação, escreva para: arcadasletras@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário