Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012



MDA implanta bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras em municípios do Maranhão.

No último dia 7 de fevereiro a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do MDA no Maranhão, implantou 17 novas bibliotecas do Programa Arca das Letras no estado, a solenidade de entrega ocorreu na cidade de Pedreiras; no Território do Médio-Mearim, onde cinco comunidades já contam com o programa, abrangendo cerca 551 famílias.

Com as novas bibliotecas, 17 comunidades serão beneficiadas, além de Pedreiras, os municípios de: Lima Campos, Igarapé Grande e Alto Alegre do Pindaré. Cerca de 3.740 livros serão entregues, e, cada biblioteca recebeu entre 200 e 220 titulos.

A entrega oficial das bibliotecas foi feita pelas autoridades locais (prefeituras) e dos governos estadual e federal, presentes na cerimônia. È importante destacar que o programa Arca das Letras, não está voltado somente para o público infantil, mas contem em seu acervo, obras que contemplam a jovens e adultos, possibilitando conhecimento indiscriminadamente a todas as faixas etárias, a biblioteca é composta de livros didáticos nas áreas de conhecimento técnico, saúde, agricultura, meio ambiente e cidadania. A estimativa é que 1200 famílias dos referidos municípios sejam alcançadas, oportunizando assim, a essas comunidades rurais o acesso ao livro e ao conhecimento.

Agentes participam do processo de organização e a catalogação da biblioteca, durante treinamento pela equipe técnica do MDA. 



O objetivo do programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde 2003, é beneficiar famílias do campo formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Durante o evento houve a capacitação e diplomação de 34 agentes de leitura, os quais atuarão de forma voluntária nas respectivas comunidades como incentivadores e facilitadores ao acesso e a prática da leitura.




 Cerimônia de diplomação dos agentes de leitura

A oficina de capacitação e treinamento foi realizada pela equipe técnica do MDA, composta pelas consultoras, Maria Dione de Souza Ferreira e Marianna do Carmo, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Coordenação Geral de Ação Cultural (CGAC) do Programa Arca das Letras, as quais ministrarão a capacitação aos agentes, que inclui desde processos de organização e conservação de uma biblioteca, a catalogação e o empréstimo dos livros.



 A biblioteca rural será instalada em local previamente escolhido pela população de cada comunidade, em um ponto estratégico conforme a instrução do programa, para facilitar a maior integração possível dos cidadãos. 
MDA visita uma das sedes das bibliotecas rurais, na residência da agente de leitura, Iara Brito Leite, na comunidade de Trindade/Pedreiras-MA.










 Desde 2005, quando foi implantada a primeira Biblioteca Rural do estado, no município de Timon, o programa tem tido uma grande aceitação e adesão pelas comunidades rurais. Segundo levantamento da DFDA-MA, já foram implantadas o total de 447 bibliotecas rurais nos municípios maranhenses, sendo 85.181 livros distribuídos, com 812 agentes de leitura capacitados em mais de 112 municípios, alcançando a estimativa de 47.090 famílias no estado.


Por: Mendes Junior
Ascom-MDA-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário