Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Delagacia Federal do Desenvolvimento Agrário participa do fórum de articulação para criação do Território Central Maranhense.


Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do MDA participou na quarta-feira, 30, dos debates junto à comissão organizadora do fórum de articulação para criação do Território Central Maranhense, realizado no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) na cidade de Barra do Corda-MA.
Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor da FETAEMA, Evandro Araujo, que no primeiro momento apresentou o que é o Programa Território da Cidadania e em seguida foi feita a leitura do regimento pelo secretário de agricultura de Grajaú, Raimundo Sousa dos Santos, para aprovação pelos representantes de cada município presente.

 Cerca de 90 pessoas participaram do evento que reuniu sociedade civil organizada, sindicatos, associações e o poder público (gestores municipais) da região central do Estado.
Objetivo da comissão articuladora é a inserção de 15 municípios da região centro maranhense no Programa Território da Cidadania do governo federal. Fazendo parte da comissão os seguintes municípios: Barra do Corda, Dom Pedro, Fernando Falcão, Governador Acher, Gonçalves Dias, Governador Eugênio de Barros, Governador Luis Rocha, Graça Aranha, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Presidente Dutra,  Santa Filomena, São Jose dos Basílios e Tuntum.
O delegado federal, Ney Jefferson Teixeira destacou a importância do evento e do dialogo participativo que é proporcionado entre sociedade civil e o poder público e a aplicação dos recursos públicos, de maneira planejada e participativa, no território para o desenvolvimento da agricultura familiar no país.
“Defendemos o diálogo dos pontos em comum entre os municípios é por conta do debate coletivo que identificamos as necessidades, as características de cada um, e daí nasce essa estrutura denominada território da cidadania que é um espaço que deve haver o desenvolvimento”. ressaltou
 
O Programa Territórios da Cidadania, lançado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro de 2008, que tem como objetivo levar aos locais mais frágeis do meio rural brasileiro um conjunto de políticas públicas de forma integrada.
O programa prevê a realização de ações de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); ampliação da assistência técnica; construção de estradas e recuperação de infra-estrutura de assentamentos; Bolsa Família; ampliação do Programa Luz para Todos; implantação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); ampliação dos programas Saúde da Família, Farmácia Popular, Brasil Sorridente; construção de escolas; saneamento básico e construção de cisternas, entre outros.

Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário