Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

terça-feira, 22 de maio de 2012

MDA leva Mais Alimentos e Rede Brasil Rural para a 1ª Rondônia Rural Show


MDA leva Mais Alimentos e Rede Brasil Rural  para a 1ª Rondônia Rural Show

Foto: Arquivo MDA

MDA leva Mais Alimentos e Rede Brasil Rural para a 1ª Rondônia Rural Show
21/05/2012 11:21
A linha de financiamento Mais Alimentos e a mais nova ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede Brasil Rural (RBR), terão espaço no evento que reúne tecnologias e oportunidades de negócios agropecuários: a 1ª Rondônia Rural Show.  Considerada um marco para o setor na região Norte, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas, entre os dias 24 e 27 de maio, passem pelo Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná (RO).
No espaço do MDA, de 1,5 mil metros quadrados, haverá oficinas de capacitação e atividades para que os produtores conheçam o funcionamento e possam aprender como participar da Rede Brasil Rural - plataforma criada como estratégia para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar de todo o país. Também serão apresentados e disponibilizados aos participantes do evento os equipamentos financiados pelo Mais Alimentos, linha de crédito do Pronaf voltada para a modernização da produção familiar. "Agricultores de todos os 52 municípios do estado estarão na feira. A agricultura familiar de Rondônia vai participar do evento e nosso espaço vai mostrar as políticas públicas do MDA, tendo como âncora o Mais Alimentos", resume Marco Antônio Viana, coordenador do programa pelo MDA.
A Rondônia Rural Show terá exposição de equipamentos, implementos e máquinas agrícolas e contará com a participação de instituições financeiras oficiais, privadas e cooperadas que atenderão às necessidades dos agricultores. A feira contará com 210 boxes de nove metros quadrados cada e 46 tendas para abrigar máquinas, equipamentos e implementos agrícolas das empresas participantes, permitindo ao produtor rural conhecer as tecnologias e adquirir equipamentos. A ideia é reunir o que há de mais moderno para o setor e apoiar o investimento em modernização da produção, com oferta de crédito para atender à agricultura familiar.
Os realizadores do evento, governo de Rondônia e Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária, pretendem criar uma feira que possibilite aos produtores rurais o acesso ao crédito, a tecnologias de ponta, a conhecimentos técnicos avançados e à troca de ideias em busca de produção com qualidade e sustentabilidade. Outro objetivo é permitir aos participantes promover, divulgar e comercializar seus produtos. O evento tem apoio de parceiros dos diversos setores do segmento agropecuário que poderão contribuir para o fortalecimento do setor produtivo primário do estado.
Projetos para contratação das linhas de crédito oferecidas pelos bancos oficiais serão elaborados pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater/RO) e pelas instituições privadas de assessoria rural. Durante o evento, técnicos vão elaborar, receber e encaminhar as propostas de crédito de agricultores.
Os bancos do Brasil (BB) e da Amazônia (Basa) terão espaço no evento, onde vão oferecer financiamento de todas as linhas do Pronaf - inclusive Mais Alimentos e Pronaf B. O financiamento para o agricultor familiar terá juros subsidiados pelo governo de Rondônia, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Fedaf), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).
Mais Alimentos O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que permite ao agricultor familiar investir na modernização da produção e aumentar sua produtividade.
Em três anos, a linha beneficiou mais de 150 mil famílias em todo o Brasil. Foram financiados mais de 44 mil tratores, 4 mil veículos de transporte de cargas e 300 colheitadeiras. 
A partir dos investimentos em infraestrutura das propriedades  – com a aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética do gado, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem – o Mais Alimentos cria condições para o aumento da produção da agricultura familiar, com juros abaixo do mercado.
Rede Brasil Rural A Rede Brasil Rural (RBR) foi criada para aproximar os agricultores familiares de seus fornecedores e consumidores finais. O site exige o cadastramento de entidades de agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica), que poderão comercializar seus produtos e adquirir insumos como sementes, máquinas e equipamentos. Atualmente, mais de 450 entidades estão cadastradas na Rede, o que representa 187 mil agricultores familiares em todo o país.
O principal foco da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores com ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida da logística de entrega dos produtos da agroindústria familiar.
Serviço 
O quê
: Rondônia Rural Show - 1ª Feira de tecnologias e oportunidades de negócios agropecuários
Data: de 24 a 27 de maio de 2012
Horário: das 8h às 18 h
Local: Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná  (RO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário