Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 6 de julho de 2012


Entrega de retroescavadeiras no Maranhão encerra 1ª etapa do PAC 2
06/07/2012 03:50
 A cidade de São Luís, capital do Maranhão, sediou a cerimônia de encerramento da entrega de 1.275 retroescavadeiras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nesta sexta-feira (6), 99 municípios maranhenses receberam as chaves das máquinas que devem ser utilizadas na construção e reconstrução de estradas vicinais, por onde os produtos da agricultura familiar são transportados até chegar aos pontos de comercialização. O secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no evento.
"Estamos aqui fazendo uma das maiores entregas de máquinas deste primeiro momento do PAC 2. Hoje, o governo federal atinge a meta de entregar 1.275 retroescavadeiras para cerca de 1.300 municípios brasileiros até 50 mil habitantes”, afirmou Sérgio. Segundo ele, o governo federal investiu mais de R$ 211 milhões na aquisição do maquinário.
O secretário do MDA lembrou que a presidenta Dilma Rousseff prevê a doação de outras 3.591 retroescavadeiras e mais 1.330 motoniveladoras e que o processo de seleção dos municípios está em andamento. “O critério é beneficiar municípios que estão na zona rural”, frisou.
Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário chefe da Casa Civil do Maranhão, Luís Fernando Silva, salientou que “essa ação representa um momento de mudança em favor da agricultura familiar”. “Tenho certeza que esse esforço do governo federal representa o reconhecimento de que sem os prefeitos e prefeitas não se muda a realidade do Maranhão e de nenhum outro estado brasileiro. Essa iniciativa, aliada a outros programas como os de crédito, Pnae e Pronaf, é o início de uma vida melhor para os trabalhadores rurais”, disse.
Transformação
O vice-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Juarez Lima, elogiou a iniciativa do MDA. “É com atividades desse tipo que nós vamos transformar esse país. Nós somos um estado agrícola e acreditamos que a agricultura familiar será o instrumento para o desenvolvimento do Maranhão”, falou após receber a chave de uma das 99 máquinas das mãos do secretário do MDA Sérgio Lopes e do secretário chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva.
Sebastião Rodrigues Neto, coordenador da Rede Estadual de Colegiados Territoriais no Maranhão, contou que os oito territórios do estado participaram de todo o processo de cadastramento dos municípios para receber o maquinário. “Nós mostramos a importância da política territorial para o desenvolvimento desses municípios. Agora, vamos acompanhar a utilização das máquinas”, garantiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário