Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


 Município de Matões realiza sua I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária. 
Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA-MA/MDA
 Nesta quarta-feira, 15, Matões do Norte-MA, realizou sua I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Território Vale do Itapecuru-MA. Integrado às políticas de desenvolvimento territorial do MDA. Matões possui uma população aproximada de 14 mil habitantes, sendo que destes, 9 mil residem na zona rural e se destaca pela produção de abóboda, farinha de mandioca, quiabo, maxixe, pepino, produtos da horti-cultura em geral.

A feira contou com a participação de 15 comunidades, com cerca de 20 expositores de produtos advindo da agricultura familiar, dentre outros como, a exposição e comercialização de avicultura (galinha caipira) e caprino-cultura, além de produtos do artesanato local.

No primeiro momento é objetivo dos organizadores é a realização mensal da feira, depois quinzenalmente, porém a meta pretendida é que atividade seja realizada semanalmente no município, oportunizando uma maior oferta de alimentos para consumidores e de comercialização para os agricultores.
Na área, onde foi realizada a feira, há no local o projeto experimental de  horta comunitária, outro destaque durante a feira, foram os produtos advindos do babaçu, à base do mesocarpo, expostos pelas quebradeiras de coco da região.

Sayd Zaidan, consultor da SAF
O consultor da SAF (Secretaria de Agricultura Familiar), Sayd Zaidan fala a respeito da atividade: “A feira é um evento de grande relevância e incentivo para os agricultores e principalmente para o desenvolvimento da agricultura familiar e mostra a força desse setor e reforça a importância das políticas do MDA para garantia da produção e fortalecimento da categoria, um exemplo claro é a política do Garantia Safra que além de estimular a produção agrícola, compreende as situações de risco a qual grande parte dos agricultores familiares que produzem em regime sequeiros, estão suscetíveis a perdas devido as chuvas irregulares. Portanto as feiras são de suma importância para exposição e comercialização da produção, gerando renda e sustentabilidade às comunidades rurais.

A feira foi promovida pela prefeitura municipal de Matões em parceria com a DFDA-MDA, Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), BNB, AGERP, sindicatos rurais. O evento com contou com apoio da CONAB, juntamente com a prefeitura de Miranda do Norte, que forneceram toda estrutura de barracas aos agricultores para exporem e comercializarem a produção local. 
As feiras de agricultura familiar e economia solidária funcionam como um importante espaço de comercialização direta, dando maior visibilidade à produção dos empreendimentos solidários e estabelecendo relações saudáveis entre produtores e consumidores, procurando fortalecer a ideia de um consumo consciente e responsável dos produtos e serviços de origem solidária. 

MAIS FOTOS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário