Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Começa II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rual Sustentável e Solidário no Maranhão

Por: Camila Castro
Ascom DFDA/MDA - MA

Iniciou neste mês de julho a segunda Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário(CNDRSS)realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão(MDA) e Colegiado de Desenvolvimento Territorial. As conferências serão realizadas em 10 municípios maranhenses, os quais representam respectivamente os territórios da cidadania do estado. O evento será realizado até o dia 06 de agosto. Nos dias 25 a 27 de julho a conferência acontece nos territórios: Cocais e Baixo Parnaiba.
 
Os encontros fazem parte do processo de debate que antecede a Conferencial Nacional, promovidapelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/MDA), que será realizado no Distrito Federal, em outubro. O evento tem como principal meta traçar planos de desenvolvimento rural sustentável para os municípios além de reafirmar e aprimorar as políticas públicas para a agricultura familiar.
 
O delegado federal do MDA – MA, Ney Jefferson Teixeira, enfatizou processo participativo das conferências -“Esse é um processo extremamente democrático em que a sociedade civil por meio dos movimentos sociais, os sindicato dos trabalhadores rurais e o poder público vão construir propostas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário”.
 
As conferências territoriais vão debater questões estratégicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário dos territórios. Têm como finalidade a construção de proposições que vão subsidiar a elaboração, revisão e/ou qualificação dos Planos Municipais e Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
 
Ocoordenador territorial do Baixo Parnaíba, Gilvan Silva, tambémfalou acerca da importância das conferências territoriais para a agricultura familiar. "Este é um evento muito importante para os agricultores familiares, éeste modelo de desenvolvimento que a região quer e precisa ter. Para que assim os trabalhadores tenhammelhores condições de desenvolver seus trabalhos no campo'', afirmou Silva.
 
As conferências territoriais serão realizadas nos territórios rurais incorporados ao Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat) e também poderão ser realizadas nos demais territórios rurais ainda não incorporados ao referido Programa.
 
 
Confira abaixo a agenda da segunda Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário(CNDRSS)

TERRITORIO MUNICÍPIO DATA
COCAIS
Caxias
25 E 26 de julho
BAIXO PARNAÍBA
Chapadinha
26 e 27 de julho
MEDIO MEARIM
Lago da Pedra
01 de agosto
BAIXADA OCIDENTAL
Bacuri
05 e 06 de agosto
VALE DO ITAPECURU
Cantanhede
04 e 05 de julho
LENÇÓIS MARANHENSES E MUNIM
MORROS
31 de julho
CAMPOS E LAGOS
Viana
01 e 02 de agosto
Cerrado SUL
Balsas
31 de julho
CERRADO AMAZÔNICO
Imperatriz
03 de agosto
BAIXO PARNAÍBA
Chapadinha
26 e 27 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário