Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mais sete municípios maranhenses serão beneficiados no 8º mutirão da cidadania em 2014.

Por:Mendes Junior

De 14 á 20 de outubro, mais sete municípios do Maranhão, serão contemplados pela ação do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR, após o trabalho de mobilização realizado em conjunto pela equipe do INCRA e da Delegacia Federal do MDA, órgãos responsáveis pela implementação programa; estimam que 300 famílias sejam beneficiadas, atingindo um público aproximado de 2 mil pessoas.
Os municípios contemplados pela ação do 8º mutirão em 2014 são os seguintes: Sitio Novo, Montes Altos, Edson Lobão, Amarante do Maranhão, Buritirana, Senador La Roque e João Lisboa. Estes municípios estão localizados no Território da cidadania do Cerrado Amazônico.
Objetivo do programa PNDTR é conceder a milhares de brasileiros, o direito do exercício da sua cidadania, através da retirada gratuita de documentos civis, os quais legitimam a existência dessas pessoas, ou seja, o reconhecimento legal, como cidadãos, principalmente aos que vivem nas regiões rurais do país, tendo como foco principal as trabalhadoras rurais, de forma, que essas mulheres tenham autonomia econômica e financeira, e ainda, garantir a condição de sujeitos sociais e políticos, e também, a inclusão dessas mulheres na reforma agrária e na agricultura, através das políticas públicas criadas pelo Governo Federal para beneficiar a esse contingente populacional.
Dentre os documentos a serem emitidos incluem-se: 1ª e 2ª vias de Registros de Nascimento, Certidões de Casamento, Carteiras de Identidade (RG) e Trabalho (CPTS), CPF e declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). 
O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural e uma iniciativa do MDA, que conta com o apoio de órgãos emissores de documentos, das prefeituras municipais e do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário