Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Delegacia Federal do MDA e Secretaria de Agricultura Familiar do Estado – SAF se reúnem para discutir parceria na aplicação de políticas públicas.




Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA/MDA - MA


 
Na tarde de terça-feira 03, o delegado federal do MDA no Maranhão, Vicente Carlos de Mesquita Neto reuniu-se com secretário adjunto, Júlio Cesar M. Correa, da Secretaria de Agricultura Familiar do estado e equipe.
 Durante a reunião realizada na sede DFDA - MA, foram discutidas questões referentes à Assistência Técnica – Ater, onde foi solicitado pela SAF/MA ao MDA que capacite os técnicos para atuarem como extensionistas rurais no estado, foi apresentado pelo secretário o projeto para construção de 150 Arcas de Leitura para serem implantadas nos 30 municípios com o menor IDH no estado, o secretário informou sobre o “Sisteminha de Inclusão Social” da Embrapa, a ser implantado pelo governo do estadual, com algumas adaptações baseadas na metodologia de Chamadas Públicas implantada pelo MDA. Foi solicitado ainda pelo secretário, Júlio Cesar, um levantamento das ações e programas do MDA no Maranhão, para que com base nessas informações a SAF – MA possa desenvolver um trabalho mais estruturado e eficaz.
Para a coordenadora de Educação no Campo, Ana Cleide T. Barros, também presente a reunião evidenciou papel importante da assistência técnica, porém afirmou:
O olhar técnico é importantíssimo, porém, não é tudo, é importante que o técnico tenha um olhar social, e juntar esses dois aspectos para que possam caminhar juntos, e assim, obter um melhor êxito na aplicação e nos resultados dos trabalhos”, evidenciou Ana Cleide.
O delegado federal Vicente Mesquita foi convidado a fazer uma visita juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar aos territórios Campus e Lagos e Baixo Parnaíba, para assim avaliarem o andamento das chamadas públicas do MDA nesses territórios.
Vicente Mesquita enfatizou ao secretário, Júlio Cesar a importância da secretaria estadual trabalhar com recorte territorial.
“É importante que secretaria de estado, trabalhe com o recorte territorial para assim, desenvolver de forma conjunta com a DFDA, a elaboração e aplicação das políticas públicas de forma a integrar as políticas do governo do estado com as do governo federal, visando expandir a abrangência das respectivas políticas a população desses territórios”, pontuou Vicente Mesquita.
Ao fim da reunião o secretário Júlio Cesar reforçou a importância da parceria e colaboração entre duas organizações para o desenvolvimento do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário