Brasília (DF), 05/03/2012
MDA realiza oficina de capacitação da Rede Brasil Rural em São Paulo
Nesta quarta-feira (7), das 9h às 17h, 140 cooperativas da agricultura
familiar do estado de São Paulo vão ser cadastradas na Rede Brasil Rural.
Técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento
Agrário (MDA) irão capacitar os agricultores familiares para operar o sistema
criado pelo MDA para potencializar o comércio da produção e facilitar a
logística de aquisição de insumos e transporte de cargas. A capacitação será no
auditório da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Além do cadastramento e capacitação das cooperativas, as oficinas serão um espaço para sensibilizar e mobilizar os produtores familiares sobre as vantagens da Rede. Aproximadamente 300 associações e cooperativas de produtores rurais paulistas foram convidadas para conhecer a RBR, das quais 140 têm Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) jurídica, documento exigido para participar da Rede Brasil Rural. A delegacia federal do MDA em São Paulo espera mostrar às cooperativas a importância da DAP Jurídica para ampliar a participação em programas do ministério. “A Rede é uma iniciativa que será capaz de aproximar o produtor paulista do consumidor de todo o Brasil”, afirma o delegado federal do MDA em São Paulo, Wellington Monteiro Diniz. “Além de ampliar o mercado, que hoje sofre limitações, será possível também aumentar seu poder de comercialização, pois a rede facilitará o acesso destes produtores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo”, conclui. O delegado estima que os lucros dos agricultores também serão maiores, uma vez que os produtores poderão adquirir insumos e transporte de cargas diretamente dos fornecedores e poderão vender produtos para o consumidor final. Ao todo, as oficinas de capacitação da RBR serão realizadas em 12 estados que concentram cerca de 80% dos empreendimentos com DAP jurídica do país. Segundo o coordenador geral de inclusão produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, José Clóvis Teles Lunardi, este é apenas o início dos trabalhos. “Esta etapa de capacitação é o primeiro passo para mobilizar as cooperativas, depois teremos um processo ainda mais intensivo para aumentar o número de participantes”, explica. Para o primeiro semestre de 2012, o MDA espera capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.
Agricultura familiar em São
Paulo
A agricultura familiar ocupa 66% dos estabelecimentos rurais do estado de São Paulo e emprega mais de 75% da mão de obra no campo, segundo o último Censo Agropecuário de 2006. A produção familiar do estado é responsável pelo fornecimento de 38% do milho consumido em São Paulo, 36% das aves, 41% do leite e 38% da mandioca.
Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural é uma estratégia criada pelo MDA para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares, que juntas poderão vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos.
Durante o lançamento da ferramenta,
em dezembro de 2011, em Porto Alegre, o ministro Afonso Florence destacou os
principais benefícios da RBR, entre eles reduzir o preço do produto para o
consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de
eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da
agricultura familiar. O evento contou com a presença da presidenta Dilma
Rousseff.
Outras vantagens do site são a
cooperação do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios que cuida
de toda a logística de entrega de produtos dos agricultores familiares.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário