Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 21 de maio de 2012


DFDA participa da apresentação de diagnósticos do Plano Territorial Rural Sustentável (PTDRS) no Território da Baixada Ocidental-MA

 Realizada no último dia 19 de maio, no auditório do colégio CEMP no bairro do aeroporto na cidade de São Bento-MA, a atividade de apresentação e diagnóstico dos municípios do território da Baixada Ocidental, com objetivo de identificar através do dialogo e ouvindo trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes sindicais, sociedade civil organizada e poder público acerca dos aspectos ambientais, socioculturais e socioeconômicos de cada um dos municípios inseridos no território.  
A atividade articulada pelo MDA em parceria com o Fórum Carajás, faz parte da estratégia nacional para reafirmar a política de desenvolvimento sustentável com abordagem territorial, promover, viabilizar e valorizar a produção da agricultura familiar.
A consultora Marluze Pastor-Fórum Carajás entidade parceira do MDA na consecução de políticas publicas para o desenvolvimento dos territórios da cidadania, conduziu os debates e apresentou as principais características e potencialidades do território aos presentes ao evento e destacou a importância de se conhecer as características de cada município, para uma perfeita elaboração de políticas que realmente favoreçam o seu desenvolvimento.

A delegacia federal esteve representada pelo delegado substituto Vicente Mesquita, que também falou acerca das políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário voltadas para os territórios da cidadania.

“O PDTRS é um instrumento de interação onde a sociedade civil tem a oportunidade de interagir no planejamento estratégico do desenvolvimento dos municípios que integram o território e ao mesmo tempo, um instrumento de fortalecimento da democracia participativa no nosso país, e por isso, deve ser fomentado pelo MDA,” enfatizou, Vicente Mesquita.
Dentre as principais reivindicações e preocupações apresentadas pelos representantes municipais, durante as discussões foi o problema com a questão da degradação de uma das maiores riquezas e potencialidades dos municípios, os rios, que estão sendo destruídos, recebendo indiscriminadamente uma carga muito grande de lixo doméstico, esgoto e inclusive o lixo hospitalar qual está sendo canalizado diretamente para os seus leitos.
Com relação ao problema da degradação de dos rios denunciados durante o evento, Vicente Mesquita afirmou que é através da Lei de Resíduos Sólidos para se combater tal degradação. “É através da implementação da lei de resíduos sólidos que se vai resolver uma série de problemas relacionados a essa explosão urbana que vem ocorrendo no país, onde 85% da população segundo dados do IBGE, é população urbana, e é preciso com urgência discutir isso no seio da sociedade.”
O Território Baixada Ocidental - MA abrange uma área de 18.273,30 Km² e é composto por 19 municípios: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.
A população total do território é de 388.861 habitantes, dos quais 206.007 vivem na área rural, o que corresponde a 52,98% do total. Possui 23.828 agricultores familiares, 7.597 famílias assentadas e 194 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,60.


Por: Mendes Junior
Ascom-MDA-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário