Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo Federal renova Programa Terra Legal por mais três anos

Ascom/MDA
O Programa Terra Legal foi renovado. Executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o programa atua na regularização fundiária de terras federais não destinadas nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O ato de renovação foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (27 de junho). Trata-se do Decreto nº 8.273, de 26 de junho de 2014.
Com a renovação, o Terra Legal passa a ter mais três anos para concluir a destinação de terras federais na região. A Amazônia Legal tem 506 milhões de hectares, dos quais 113 milhões são terras públicas federais. Desses, 58 milhões de hectares foram destinados e aproximadamente 55 milhões (49%) não possuíam destinação regularizada quando o Programa Terra Legal foi criado em 2009. Estas áreas não destinadas abrigam cerca de 150 mil ocupações rurais, além de núcleos urbanos e áreas de interesse público.
O Programa Terra Legal já mediu 459 mil quilômetros lineares (ou 11 voltas e meia ao redor da Terra na linha do Equador), georreferenciando mais de 39 milhões de hectares nos nove estados. São mais de 8,7 milhões de parcelas rurais individuais medidas e demarcadas. O georreferenciamento é parte fundamental do processo de destinação destas áreas, pois garante a precisão da informações públicas geradas pelo programa.
Parcelas rurais
Além disso, o Terra Legal já destinou 5,6 milhões de hectares, sendo 4,7 milhões para órgãos federais (unidades de conservação, concessão de florestas públicas e demarcação de terras indígenas, por exemplo,) estados e municípios. Também foram emitidos 10.112 títulos definitivos para agricultores. São 900 mil hectares destinados para produtores rurais.
A curva de aprendizagem do Programa Terra Legal ao longo desses anos se expressa pelos avanços crescentes nos resultados, especialmente nos últimos dois anos: 51% da área georreferenciada; 77% do número de parcelas rurais individuais medidas, 86% da área destinada e 88% do número de títulos emitidos foram realizados desde 2012.


Mateus Zimmermann
61-2020-0262 – 61 – 3214-0528

Nenhum comentário:

Postar um comentário