MDA quer ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
27/12/2011 12:00
Ampliar a comercialização de produtos adquiridos
em mãos de cooperativas de agricultores familiares por redes de supermercados é
um dos objetivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário: no início de 2012, o
MDA lançará nova chamada pública para qualificar empreendimentos de pessoas
jurídicas interessadas em participar da inciativa, revela o diretor de Geração
de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do
MDA, Arnoldo Campos.
Aproximar agricultores familiares da rede
varejista é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, que já promoveu
assinaturas de pacto entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e
Desenvolvimento Social (MDS) com a Associação Brasileira de Supermercados
(Abras) em todas a cinco regiões do país. O acordo visa promover a capacitação,
contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar
pelas lojas filiadas à Abras e contribuir no combate à pobreza extrema.
“Os produtos da agricultura familiar estão
chamando a atenção da grande rede varejista”, garante Arnoldo Campos. Os
produtos de cooperativas que hoje já são comercializados graças aos acordos vão
desde itens básicos de alimentação, como feijão, milho e mandioca, até os
diferenciados e de maior valor agregado, como os da sociobiodiversidade,
orgânicos e agroindustrializados.
Para o início de 2012, afirma Campos, o MDA vai
lançar a primeira chamada pública para inserir mais empreendimentos de pessoas
jurídicas interessados em participar da proposta. “A ideia é que seja aberto um
processo de seleção de empreendimentos que têm interesse em receber
qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista”, explica
Arnoldo.
Hoje, além das redes de supermercados de atuação
regional como Yamada e Marborges, no Pará, outras de alcance nacional como
Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura
familiar.
Caras do Brasil
O Grupo Pão de Açúcar assinou este ano o termo de
cooperação junto ao MDA e MDS. Pelo acordo, 62 lojas em São Paulo, capital, e
interior; Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba passam a contar com os produtos
da agricultura familiar. Desde 2002, o grupo já vinha revendendo produtos por
meio de seu programa Caras do Brasil, que atua com o objetivo de abrir um canal
de comercialização para pequenos produtos de manejo sustentável, promovendo
geração de renda, respeito ao meio ambiente e inclusão social.
A coordenadora do programa Caras do Brasil,
Patrícia Santana, afirma que os produtos da agricultura familiar são os
campeões de venda. “Em primeiro lugar o mel, e em segundo os docinhos de
banana. Os produtos são de muito boa qualidade, pois são produzidos
artesanalmente, sendo perceptível um gostinho caseiro”, conta.
Mate verde
Um exemplo de empreendimento da agricultura
familiar que comercializa seus produtos com as redes é a Cooperativa de
Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais (Coopaflora), de Turvo,
Paraná, fundada em janeiro de 2006. Há três meses seus chás e plantas
medicinais estão sendo revendidos nos supermercados da região. Estão
disponíveis tanto em caixas quanto em pacotes que contêm 28 sachês.
Henrique Vinícius Eurich, agente de mercado da
Coopaflora, informa que para 2012 é esperado um aumento de 25% a 30% na
produção e, ainda em janeiro, o lançamento de um novo produto, que é o mate
verde. “No início produzíamos três mil toneladas de chá, este ano estamos
fechando em 75 mil toneladas”, afirmou.
O resultado das novas vendas, além de um desafio
para os trabalhadores da cooperativa, é também um aumento significativo na
renda no final do ano. “Como é uma cooperativa de pequenos produtores a gente
consegue repassar para eles, nessa época do ano, uma boa quantia” observa
Henrique.
Moda sustentável
Para a Cooperativa Central Única das Artesãs
(Cooperúnica), que reúne 18 cooperativas em 12 estados e tem 90% de mulheres
entre seus integrantes, a comercialização para as redes de supermercados é mais
uma oportunidade de segmentação de mercado.
Como cooperativa dedicada à moda sustentável, a
Cooperúnica participa do Programa Talentos do Brasil, coordenado pelo MDA, e
está lançando uma coleção de sandálias feitas exclusivamente para a Copa do
Mundo de 2014. Produzidas com 30% de borracha da floresta amazônica e criadas
para a campanha de valorização da marca “Eu amo o Brasil”, as sandálias já
estão sendo vendidas para as redes de supermercados.
Patrícia Mendes, coordenadora do programa
Talentos do Brasil e interlocutora da Cooperúnica com os projetos do MDA,
afirma que trabalhar um volume maior de renda, um tipo de produto diferenciado,
utilitário e decorativo, serão alguns dos benefícios acarretados pela adesão ao
acordo, “além da valorização do produto da agricultura familiar e uma maior profissionalização
desses serviços” completa.
Produtos
como porta-guardanapos feitos de escama de peixe com a planta taboa e cestas de
babaçu para mesa, também estão sendo negociados entre a Cooperúnica e a rede
varejista.
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