Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Globo Rural destaca benefícios do Projeto Dom Helder Camara para os agricultores


Globo Rural destaca benefícios do Projeto
Dom Helder Camara para os agricultores

O Projeto Dom Helder Câmara, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi tema de matéria exibida pelo programa Globo Rural, transmitido pela TV Globo no último domingo (29). O programa mostrou como as ações do projeto beneficiam agricultores familiares do semiárido nordestino, gerando renda e priorizando a sustentabilidade. Atualmente, 15.574 famílias são atendidas pela iniciativa que abrange 77 municípios de seis estados da região. Dentre os trabalhos, destaca-se o incentivo às técnicas inovadoras de cultivo e o auxílio na alfabetização de jovens e adultos.
Na reportagem, o Globo Rural contou a história de dois assentamentos da reforma agrária onde produtores rurais aprenderam formas diferentes de trabalhar na seca. “A vida dos agricultores ganhou nova perspectiva com a chegada do Projeto Dom Helder Camara ao assentamento, parceria do MDA com a ONU”, afirma a reportagem da TV Globo, fazendo referência ao assentamento Boa Vista, no Ceará.
Outro assentamento abordado na matéria foi o Moacir Lucena, localizado na Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte. O presidente da Associação dos Moradores do local, Irapuã Gomes, contou que, para melhorar a alimentação das crianças, os agricultores iniciaram a plantação de frutas no quintal das casas.
A TV Globo também destacou a capacitação para o turismo rural como fonte de renda. “Já passamos por vários treinamentos de culinária, profissionalização de garçons e recepção para desenvolver melhor o turismo”, contou a agricultora Iraci Mendes ao programa.
O Globo Rural focou ainda o investimento da caprinocultura no assentamento, rebanho mais adequado ao clima e ao tamanho dos lotes dos produtores. Os animais foram comprados com recursos do Projeto Dom Helder. “As famílias não precisam pagar, basta gerenciar bem o rebanho, fazendo com que ele se multiplique e ajude na geração de renda e na alimentação dos moradores”, explicou o produtor José Holanda.
Assista à íntegra do programa Globo Rural de domingo (29):
-----
Assessoria de Comunicação Social MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário