Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 29 de março de 2012

Crédito Fundiário: MDA capacita técnicos para elaboração de projetos no Maranhão

Crédito Fundiário: MDA capacita técnicos para elaboração de projetos no Maranhão
28/03/2012 03:40
http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9481427

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) está realizando, até o dia 30 de março, em Caxias (MA), a capacitação de técnicos para a elaboração e execução de projetos no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no estado do Maranhão. “O Maranhão é o estado com o maior volume de recursos a serem liberados pelo programa e há uma grande demanda de famílias que se encontram em situação de pobreza e que tem potencial para acessá-lo”, destacou o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes de Almeida.
Essa é mais uma etapa de capacitação que o ministério desenvolve com o intuito de melhor atender aos agricultores familiares maranhenses. A ideia é preparar os agentes para a elaboração de Projetos de Investimentos Comunitários (PIC) voltados às associações beneficiárias do Fundo de Terras e da Reforma Agrária que possuem recursos remanescentes dos acordos de empréstimos com o Banco Mundial.
Nos dois primeiros dias de treinamento, 26 e 27 de março, o coordenador do PNCF, Francisco das Chagas Ribeiro Filho e a equipe técnica da SRA/MDA vistaram dois projetos com o objetivo de capacitar beneficiários dessas associações na utilização dos recursos e sistemas diponíveis do programa. Os agentes e beneficiários também participaram do planejamento da regularização do quadro social das associações e elaboraram o plano de aplicação dos recursos das unidades produtivas.
“Esta capacitação marca o início da implantação e aprofundamento de uma nova metodologia para qualificar a atuação dos nossos parceiros e aperfeiçoar a execução do PNCF no estado do Maranhão”, destaca o secretário.
Cerca de 40 pessoas participam da oficina, dentre técnicos e coordenadores das empresas habilitadas para acompanhar o PNCF no Maranhão. Em 28 de março, a programação segue com a elaboração, pela equipe técnica, dos projetos produtivos demandados pelas associações, como a casa de farinha, irrigação e beneficiamento de arroz. No dia seguinte, serão submetidos a ajustes e aprovação pelos beneficiários.
Após a divulgação das propostas junto às associações comunitárias do PNCF, os benecificários poderão solicitar o desbloqueio dos recursos remanescentes das contas bloqueadas do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário