Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário discute termo de cooperação com Governo do Estado.



O delegado federal da DFDA-MA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ney Jefferson Teixeira, esteve reunido na terça-feira 03, juntamente com o governador do estado em exercício, Washington Luiz, onde discutiram acerca da elaboração de um termo de cooperação técnica da Rede Brasil Rural.
Durante a a discussão foi focado o cuidado para o não cancelamento de dos convênios do Contrato de Repasse do OGU/2010, com apoio a dinamização dos eixos do PTDRS dos Territórios Rurais do Estado do Maranhão, por meio de implantação de projetos de infra estrutura e custeio e também o fortalecimento da rede de ATER ( Assistência Técnica e Extensão Rural) com apoio a estruturação das estratégias de desenvolvimento da agricultara  no Estado.

De forma, que o governo estadual precisa urgentemente apresentar documentos técnicos e jurídicos acerca do PTDRS (Plano Territorial de Desenvolvimento Rural) e ATER ( Assistência Técnica e Extensão Rural), até o dia 30 junho do ano corrente, para os recursos destinados pelo MDA, na ordem de 4,8 milhões não sejam devolvidos.  

Discutiram também a respeito da realização do evento que marcará cerimônia de entrega de 99 retroescavadeiras, onde 99 municípios do estado serão contemplados.

O objetivo é reforçar a infraestrutura dos municípios, melhorar as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar, facilitar a circulação dos moradores do meio rural e de bens e serviços e diminuir os custos de frete, gerando ganho direto para o produtor. Essas são as principais melhorias alcançadas com a chegada das máquinas retroescavadeiras entregues pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) (relação dos municípios encontram-se em http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/pac2/Anexo_Portaria_SECEX%20MDA_Geral_Final.pdf.

Durante a conversa foi levantada a possibilidade do governo do estado articular a participação da presidenta Dilma Roussef, na cerimônia entrega das retroescavadeiras em 05 junho deste ano.

A Rede Brasil Rural foi idealizada para solucionar os gargalos da agroindústria familiar, que ainda sofre para encontrar fornecedores de insumos, matérias-primas e itens para beneficiamento que atendam à demanda da produção de menor escala, em quantidade e preço. 

Trata-se de um entreposto eletrônico na forma de portal da internet para incrementar os negócios da agricultura familiar.

É um ponto de encontro entre produtores de alimentos, cooperativas, comerciantes, indústrias, prefeituras e outros órgãos públicos para negociarem a produção.

Todos os produtores devem se cadastrar de forma a tornar fácil a aquisição de alimentos por comerciantes e por prefeituras para a merenda escolar, por exemplo.

E todos os prefeitos conscientes da importância de distribuir renda e fazer circular dinheiro dentro do próprio município devem adquirir alimentos preferencialmente da produção local. Para mais informações http://www.redebrasilrural.mda.gov.br/
Em breve haverá um armazém virtual, onde qualquer brasileiro poderá comprar alimentos diretamente de produtores familiares que viabilizarem pontos de venda ou entrega na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário