Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


MDA realiza minicurso de Bibliotecas em Comunidades Tradicionais na SBPC, na UFMA.

Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA-MA/MDA
 
A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão (DFDA-MA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, esteve presente na SBPC na ministração do minicurso: BIBLIOTECAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS, vinculado ao Programa Arca das Letras do Governo Federal, realizado no período de 24 a 27 de junho, durante a SBPC (MA).
A assistente técnica, Antonia Araujo representou a DFDA-MA, durante os quatro dias de curso, onde contou com a participação de lideres comunitários, professores e estudantes, com o objetivo de ampliar, capacitar e incentivar a aplicação do projeto nas suas respectivas comunidades e habituar a prática da leitura. O delegado federal Ney Jefferson Teixeira, também prestigiou a realização do evento.
A assistente técnica, Antonia Araujo falou da relevância do minicurso de Bibliotecas em Comunidades Tradicionais.
“Nós enquanto Ministério do Desenvolvimento do Agrário ao implantarmos as bibliotecas nas comunidades tradicionais rurais é motivo de grande satisfação, pois, por meio das bibliotecas, a comunidade tem acesso a leitura, conhecimento e entretenimento, com acervos de diversos temas da atualidade, ainda contém literaturas voltados para crianças por meio das gibitecas. Com a ministração do minicurso aqui na SBPC é mais uma oportunidade de mostramos a relevância do programa e a realidade das bibliotecas rurais e como estamos atuando com a implantação dessa ferramenta de cidadania,” enfatizou.
O curso foi ministrado pela consultora do Arca das Letras, Marianna do Carmo, com o objetivo de expandir as fronteiras do conhecimento que é proporcionado pelo programa, nas mais diversas áreas saber, buscando a democratização do conhecimento nas comunidades tradicionais do país.
Metodologia
A metodologia foi criada, desenvolvida e amplamente testada pelo Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do MDA, que já implantou, desde 2003, 8.800 bibliotecas no meio rural brasileiro, utilizando técnicas bibliotecárias e pedagógicas adequadas ao público do campo, ao seu tempo, formação, necessidades, realidades e expectativas: Objetivo: apresentar metodologia de formação de acervos, implantação de bibliotecas e formação de agentes de leitura em comunidades tradicionais. Programa do minicurso: a biblioteca rural para a promoção da cidadania e o desenvolvimento sustentável; mobilização e consulta comunitária para planejamento da biblioteca; organização de campanhas populares e institucionais de arrecadação de livros; formação de acervos: seleção e preparo técnico dos livros; formação de agentes de leitura; implantação da biblioteca na comunidade; atividades de incentivo à leitura; acompanhamento e avaliação da biblioteca.
Cerca de 60 inscritos de vários estados do país, participaram do minicurso de capacitação realizado pelo programa Arca das Letras na SBPC, 2012.


Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA-MA/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário