Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 15 de outubro de 2012



MDA realiza mutirões do PNDTR nos Territórios Cidadania dos Cocais, Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba-MA.
Agricultores(as) familiares nos Territórios da Cidadania dos Cocais, Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba-MA, terão oportunidade de confeccionar os documentos civis sem nenhum custo.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-MA), por meio da DFDA-MA, em parceria com o INCRA, INSS, STTR, SSP - MA, SRT - MA, BNB, SEFAZ-MA realiza  mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

O objetivo é garantir a cidadania e o acesso às políticas públicas, com a emissão gratuita de documentação civil e trabalhista aos trabalhadores rurais e outros interessados. Durante os mutirões, a população pode obter registro de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os documentos são entregues na hora.

O delegado federal Ney Jefferson Teixeira falou acerca dos benefícios e da relevância do PNDTR para a população dos territórios, onde serão realizados os mutirões.
“Ter seu reconhecimento enquanto cidadão é fundamental para os agricultores das regiões rurais do  país, essa  é a proposta do PNDTR, de forma que os agricultores passem a usufruir de direitos assegurados por lei, além do acesso as políticas públicas que beneficiam ao agricultor familiar e a partir daí, poderem fazer uso das políticas do MDA, como, Garantia Safra, Bolsa Estiagem, PAA, entre outras”. Destacou Ney Jefferson

O Programa de Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma iniciativa do MDA, que conta com o apoio dos órgãos emissores de documentos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado, INSS e instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário