Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Encontro com Prefeitos: MDA apresenta Programa Terra Legal Amazônia



O trabalho realizado pelo Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na regularização de imóveis rurais e áreas urbanas que estão em terras federais nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) foi assunto de oficina, nesta terça-feira (29), em Brasília. Os temas foram abordados pelo secretário extraordinário de regularização fundiária da Amazônia Legal (Serfal/MDA), durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que segue até o dia 30 de janeiro.
Durante a atividade, Lopes apresentou, de forma resumida aos participantes da oficina, detalhes do processo de regularização fundiária das terras federais não destinadas na região. “Desde a lei nº11.952, está a cargo do MDA realizar a regularização”, lembrou o secretário ao citar os caminhos que os prefeitos e prefeitas devem seguir. O secretário expôs também mecanismos de controle social que o Terra Legal possui, ao comentar sobre o Grupo Executivo Estadual.  Lopes afirmou que a parceria com os estados e municípios é fundamental para garantir a efetividade do Programa. “Quem melhor conhece a realidade dos agricultores familiares é a prefeitura, por isso estamos ampliando os esforços para aproximar cada vez mais a nossa relação”, destacou Lopes.
Em sua explanação o secretário da Serfal abordou ações de modernização que o MDA vem desenvolvendo para a gestão da malha fundiária. “Em conjunto com o Incra estamos na fase final de desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de gestão da malha fundiária, que vai permitir agilizar o processo de regularização fundiária”, adiantou o secretário.
Regularização Urbana
Lopes também avaliou junto aos prefeitos e prefeitas a importância da regularização das áreas urbanas dos municípios que estão dentro de terras federais, lembrando que o Terra Legal já entregou 164 títulos urbanos para 64 municípios. “O Terra Legal destinou mais de 15 mil hectares de terras da União para diversos municípios da Amazônia Legal. Temos a intenção de acelerar esse processo neste e no próximo ano”, enfatizou o secretário.
Segundo o secretário da Serfal, com a titulação urbana, moradores, comerciantes e empresários têm condições de acessar políticas de crédito, bem como as prefeituras podem receber investimentos dos governos federal e estaduais de forma mais facilitada. Outra vantagem para a administração municipal é poder realizar a regularização dos imóveis no município o que permite a qualificação da gestão territorial.
Lopes reiterou que o Terra Legal também disponibiliza para toda a sociedade um conjunto de dados geoespaciais - informações podem auxiliar no planejamento de intervenções urbanas e políticas públicas municipais. A partir de 2013, o Terra Legal vai disponibilizar para as prefeituras capacitação no uso das ferramentas de gestão de dados geoespaciais.
Para iniciar o processo de regularização urbana, ou solicitar a capacitação para o uso de dados geoespaciais, a prefeitura deve entrar em contato com os escritórios estaduais do Terra Legal ou com a sede em Brasília por meio do telefone (61) 3214-0230 ou pelo e-mail terralegal@mda.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário