Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 7 de março de 2013

Paraná recebe 123 retroescavadeiras pelo PAC 2

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, nesta sexta-feira (8), em Francisco Beltrão, no Paraná, 28 retroescavadeiras a municípios da região sudoeste do estado, pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no estado. A cerimônia será, às 14h, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jaime Canet Junior, Rua Peru, 900.
“Estas máquinas estão chegando numa hora muito boa”, afirma o prefeito de Honório Serpa, Rogério Antonio Benin. O município será um dos beneficiados pela ação. Segundo ele, nos últimos meses as chuvas fortes e constantes destruíram muitas estradas da região. “Estamos justamente no período de recuperação destas vias. As retroescavadeiras vão facilitar o processo e, assim, vamos conseguir atender à população”, explica.
A soma das máquinas que beneficiam o estado do Paraná chega a 123. O cálculo leva em consideração os equipamentos a serem entregues em Francisco Beltrão, somados aos 29 doados em fevereiro e a outras 66 retroescavadeiras liberadas pelo Ministério em junho do ano passado.
As máquinas também serão importantes para outras atividades. “Além de manter e recuperar as estradas vicinais para melhor escoamento da produção e acesso do transporte escolar, os equipamentos ajudarão na construção de açudes e tanques no armazenamento de água para os animais nos períodos de seca”, esclarece o delegado federal do MDA no estado, Reni Antônio Denardi.
O sudoeste do Paraná é uma região basicamente agrícola, com grande número de propriedades da agricultura familiar. É a localidade que mais contrata crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no estado, além de ter grande número de cooperativas e associações rurais. Entre as principais atividades desenvolvidas estão a avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.
O que melhora para o agricultor familiar
Na zona rural de Honório Serpa, dona Loiri e o marido Amarildo Lopes trabalham com a criação de gado para produção de leite. São produzidos cerca de cem litros por dia. A atividade é a mesma desenvolvida por muitos vizinhos. “Nós aqui dependemos bastante das estradas, porque precisamos que o leiteiro venha todos os dias em nossa propriedade”, explica Loiri.
Atualmente, porém, a situação está “feia”. Ela aguarda com ansiedade a chegada do equipamento que vai resolver o problema da estrada, que está em condições ruins e dificulta o acesso do caminhão que vai até a propriedade buscar o leite. “Às vezes depende até de maquinário da prefeitura para tirar ele das valetas. Essa máquina que conserta estrada vai ser de primeira.”
Serviço:
Entrega de retroescavadeiras PAC 2
Data: 8 de março (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Centro de Eventos do Parque de Exposições Jaime Canet Junior – Rua Peru, 900. Francisco Beltrão (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário