Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MDA realiza video - conferência com DFDA's do Nordeste e Minas Gerais.


O MDA realizou na tarde desta quinta-feira, 13, video-conferência para tratar acerca do lançamento do Plano Safra para região Nordeste – com recorte para o Semiárido. O Plano Safra será lançado na sexta-feira, 14, no estado da Bahia.
A Delegacia Federal do Maranhão esteve representada na conferência pelo seu delegado Ney Jefferson Teixeira.

Além do lançamento do Plano Safra, a pauta da conferência discutiu a respeito das demandas e atualizações do temas a serem trabalhados pelas DFDA's do Nordeste, mais o norte de MG.

Os três pontos abordados foram os seguintes:
1º - Os saques de benefícios – a taxa de não saque dos benefícios continua muito alta, identificar o que tem ocasionado tal situação .
2º- O milho - a situação da distribuição das sementes em cada estado, foi levantada a questão, que em alguns estados está resolvida a distribuição, porém em outros estados há falta., ou seja, distribuição feita não supriu as demandas.
3º - A estiagem – repassar as informações atualizadas dos municípios que declararam situação de emergência no último relatório, qual é diagnóstico e a previsão em relação ao volume de chuvas para os mesmos.

Em relação a não saque de benefícios, alguns delegados manifestaram-se e apontaram que a seguinte situação, se dá por conta da parte burocrática da CEF, o que acaba dificultando os saques dos benefícios, por falta de documentos e informações do sistema.

Ao término da reunião ficou definido, que um levantamento urgente da real situação dos temas abordados deverá ser feito e o envio das informações ao gabinete do Ministro Pepe Vargas que estará se reunindo com a presidenta Dilma, na próxima quarta-feira, 19 e apresentando as demandas para a tomada de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário