Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pepe Vargas destaca avanços em Alagoas durante entrega do PAC 2

Os 33,4 mil agricultores familiares de 26 municípios do Semiárido de Alagoas terão como reforço para o enfrentamento aos efeitos da seca mais 30 máquinas pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregou as chaves de 26 motoniveladoras e quatro retroescavadeiras aos prefeitos e prefeitas dos municípios beneficiados, em cerimônia na Associação Comercial de Maceió, capital do estado, nesta sexta-feira (14).
Foram investidos R$ 10 milhões nessa entrega. Antes disso, o estado havia recebido 130 máquinas, sendo 89 retroescavadeiras e 41 motoniveladoras. Com esse reforço, já são 160. O maquinário auxiliará a região semiárida alagoana a construir e melhorar as estradas vicinais, importantes para o transporte da produção agrícola e de pedestres.
“A Região Nordeste cresceu muito acima da média nacional nos últimos dez anos. A decisão da presidente Dilma Rousseff e de todo o governo é de fazer todo o esforço necessário para que o Nordeste não perca esse dinamismo da economia”, destacou o ministro.
Pepe Vargas lembrou algumas medidas que o MDA vem desenvolvendo para melhorar a vida dos agricultores familiares, como um Plano Safra da Agricultura Familiar específico para o Semiárido e, além das motoniveladoras e retroescavadeiras, a entrega de caminhão caçamba, caminhão pipa e pá carregadeira a todos os municípios dessa região, mesmo os que possuírem mais de 50 mil habitantes. “Até o final do ano, todos os municípios do Semiárido terão recebidos as cinco máquinas”, garantiu o ministro.
Para o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, a entrega das máquinas transformará muitas vidas.  “As máquinas para os municípios do Semiárido de Alagoas significam vidas salvas, porque, muitas vezes, a ambulância nem consegue passar pelas estradas. Teremos, também, mais crianças na escola. Essa ação é de uma importância social e alcance muito grande”, reconheceu.
Melhorando vidas
O agricultor familiar alagoano Cícero Domingos, 51 anos, garantiu que as máquinas melhorarão a vida da comunidade. O município onde vive, Atalaia, já foi beneficiado. “Já mudou bastante, vimos melhoras. Com essas máquinas, vamos tratar as estradas para termos um bom escoamento da produção”, contou Cícero, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Atalaia.
No município de Mar Vermelho, beneficiado com essa entrega, a motoniveladora veio em boa hora. De acordo com a prefeita Juliana Almeida, 64% da população de Mar Vermelho vive no campo, pela agricultura de subsistência e na linha da miséria. “Não sei nem expressar como essa máquina vai nos ajudar. É como se tivéssemos ganhado na loteria”, comemorou.
Perdão das dívidas
A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista, que o governo federal estuda o perdão à dívida dos agricultores que enfrentam dificuldades com a seca em Alagoas. Mais de 26 mil famílias recebem auxílio por conta da estiagem no estado. O assunto será discutido nas próximas semanas.

Municípios do Semiárido beneficiados
Arapiraca
Belém
Belo Monte
Canapi
Carneiros
Chã Preta
Coité do Nóia
Delmiro Gouveia
Dois Riachos
Jacaré dos Homens
Jaramataia
Maravilha
Mar Vermelho
Minador do Negrão
Monteirópolis
Olho d’Água do Casado
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Palmeira dos Índios
Pariconha
Paulo Jacinto
Piranhas
Quebrângulo
São José da Tapera
Traipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário