
A reunião faz parte do processo preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), prevista para outubro. Estarão reunidas 100 representantes de movimentos sociais e governo, sendo 2/3 da sociedade civil. O grupo irá elaborar um documento com 10 propostas que irão ser apresentadas na etapa nacional e integrarão o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
“Esta conferência se apresenta como um marco importante no debate e afirmação de políticas públicas para mulheres rurais. E vem tanto para afirmar conquistas já consolidadas institucionalmente, como apontar a necessidade de ampliação dos direitos destas mulheres”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora.
O objetivo do encontro é fortalecer a participação das mulheres rurais na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nesta edição da CNDRSS, o grupo conseguiu um avanço importante. Pela primeira vez a seleção dos delegados para as etapas estaduais e nacional deverá ser feita em regime igualitário, garantido, assim, que 50% sejam mulheres.
A representante da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, a piauiense Márcia Regina Braga, afirma que tem boas expectativas para o evento. “O momento desta conferência é muito importante para estarmos levando representação. Temos a oportunidade de participar ativamente das discussões e esperamos trazer notícias boas para as mulheres rurais da nossa região”, pontua.
O objetivo geral da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos, com projeção até 2030. A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário está prevista para outubro de 2013. Até lá, serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, livres, estaduais e distrital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário