Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ministério entrega primeiros caminhões-caçamba a municípios de Goiás

Os primeiros caminhões-caçamba da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) destinadas ao estado de Goiás serão entregues nesta segunda-feira (27). Ao todo, 47 municípios, com até 50 mil habitantes, vão receber, cada um, um veículo. As 47 máquinas serão entregues às 11h, em Brasília.

A entrega será na capital federal devido à proximidade dos municípios contemplados nesta ação. “São municípios localizados no norte e nordeste do estado, então ficam mais próximos de Brasília do que de Goiânia”, explica o delegado substituto do MDA no estado, João Bertolino.

São aproximadamente 154 mil moradores da zona rural, dentre elas 21 mil famílias de agricultores familiares que contarão com as novas máquinas para ajudar na revitalização de estradas vicinais e no escoamento da produção. O maquinário soma um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Barro Alto
Barro Alto, um dos municípios contemplados nesta entrega, já recebeu uma retroescavadeira e ainda receberá uma motoniveladora. Segundo o prefeito de lá, Geraldo Martins Ferreira, o conjunto dos equipamentos vai trazer mais condições de trabalho para o município. “Para nós é um presente porque nossos maquinários estão em situação precária. Com o caminhão vamos dar início ao cascalhamento de estradas e fazer o transporte de insumos para os agricultores familiares. A medida vai melhorar a acessibilidade e qualidade de vida de quem mora na área rural da nossa cidade”, explica.

Com aproximadamente 11 mil habitantes, Barro Alto tem em sua zona rural cerca de três mil pessoas e 180 agricultores familiares, além das 39 famílias do Assentamento Santa Fé, onde a retroescavadeira já atuou. De acordo com o prefeito, a retroescavadeira já fez muitos trabalhos no município. “Construímos tanques para umas 40 famílias criarem peixes, tanques para represamento de água, arrumamos as estradas vicinais”, destaca.

PAC 2 em Goiás
Todos os municípios do estado, com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, já foram contemplados com máquinas retroescavadeiras pelo PAC 2. Ao todo, Goiás já recebeu 285 equipamentos, sendo 226 retroescavadeiras e 59 motoniveladoras. Ainda este ano serão entregues mais 346 máquinas para o estado: 167 motoniveladoras e 179 caminhões-caçamba. Ao final das entregas, o investimento total será de mais de R$ 177,2 milhões.

Relação dos municípios beneficiados com a entrega:

Abadiânia
Água Fria de Goiás
Alexânia
Alto Horizonte
Alto Paraíso de Goiás
Alvorada do Norte
Barro Alto
Buritinópolis
Cabeceiras
Campinaçu
Campinorte
Campos Belos de Goiás
Campos Verdes
Cavalcante
Cocalzinho de Goiás
Colinas do Sul
Corumbá de Goiás
Cristalina
Damianópolis
Divinópolis de Goiás
Flores de Goiás
Guarani de Goiás
Guarinos
Hidrolina
Iaciara
Mambaí
Mimoso de Goiás
Minaçu
Monte Alegre de Goiás
Niquelândia
Nova Iguaçu de Goiás
Nova Roma
Padre Bernardo
Pilar de Goiás
Posse
Santa Rita do Novo Destino
Santa Terezinha de Goiás
São Domingos
São João D'Aliança
São Luiz do Norte
Simolândia
Sítio D'Abadia
Teresina de Goiás
Trombas
Uruaçu
Vila Boa
Vila Propício

Serviço
Solenidade de entrega de máquinas do PAC 2.
Data: 27/01 (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Contag – SMPW, Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02 (Próximo ao Núcleo Bandeirante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário