O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou nesta quarta-feira (22) da cerimônia de posse do novo diretor de Políticas Agrícolas e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Marcelo Intini. Em sua fala, destacou a importância da companhia para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira.
“Seria impensável a gente imaginar o desenvolvimento da agricultura familiar sem as políticas que são operacionalizadas pela Conab e as informações que são trazidas por ela”, salientou o ministro. A companhia é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que executa, entre outras ações, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa utiliza mecanismos de comercialização para favorecer a aquisição direta de produtos da agricultura familiar.
Para o ministro, “O Brasil fez uma opção de desenvolver a sua agricultura como um todo. Esta opção de desenvolver políticas públicas para o conjunto da agricultura e ter um olhar diferenciado para a agricultura familiar vem demostrando, nos últimos anos, os seus resultados”. Resultados que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) que mostra que, em dez anos, os rendimentos da agricultura familiar cresceram 52%, o que permitiu que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendessem para a classe média.
O novo diretor é engenheiro agrônomo e mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Atuou como assessor técnico e depois como diretor substituto e coordenador-geral de Fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e diretor do Departamento de Apoio à Produção Familiar e ao Acesso à Alimentação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Integração
Segundo João Marcelo Intini, a missão é manter o diálogo e a integração entre os setores que atuam na agricultura brasileira. “O momento é de celebrar uma aliança estratégica e parceira de todos os órgãos que estão representados aqui. Essa diretoria produz informações essenciais para a agricultura brasileira, que dizem respeito às safras, aos custos da produção, aos indicadores, às tecnologias e aos preços. Participamos de inúmeras políticas e programas de interesse da sociedade brasileira”, ressaltou.
Participaram da cerimônia de posse o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes; e o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini; além de representantes de órgãos governamentais e dos trabalhadores rurais, e servidores da Conab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário