Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 6 de março de 2014

Público da 30ª Festa da Uva prestigia agricultura familiar

A diversidade e a qualidade de produtos da agricultura familiar encantam os visitantes do Pavilhão 2 da 30ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS). Salame sem gordura, cachaça e pão integral  orgânico, bolsas e acessórios de couro de peixe e geleia de umbu são ótimos exemplos.  “Os expositores mostram que agregar valor à produção dá certo”, assinalou Cláudia Bonalume, secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão que promove o espaço. 
Somente na última segunda-feira (03), mais de 30 mil pessoas visitaram a Festa, totalizando quase 360 mil visitantes, desde a abertura no dia 20 de fevereiro, de acordo com os números da organização do evento. Grande parte deste público compareceu para conhecer e experimentar os produtos no espaço do MDA, dedicado à agricultura familiar.
O agricultor familiar Irio Bohn, da agroindústria de destilados Weber Haus, do município de Ivoti (RS), está bem feliz com as vendas, principalmente da cachaça orgânica, carro-chefe de sua produção. “Nos fins de semana o movimento é maior e a venda aumenta. Aqui, o produto é diferenciado, então a abordagem ao cliente também tem que ser”, relatou. 
A família Horbach, do município de Teotônia, no Vale do Taquari Riograndense, veio prestigiar a festa pela segunda vez e se admirou com os produtos do pavilhão 2. “Eu adoro esse cheiro de salame e de suco de uva que fica no ar”, disse Ângela, a mãe. Enquanto o pai, Vilmar César, prefere o conhecimento que a Festa proporciona, “O melhor é conhecer tantos produtos diferentes e, ainda, poder degustar estas delícias”. Já a filha do casal, a pequena Caroline, ficou encantada com tudo. 
A exemplo dos Horbach, a família Trintinaglia teve muitos representantes no evento. Reni, empresário do município de Veranópolis, a 80 quilômetros de Caxias, foi acompanhado da mulher e do tio. “Sabemos que a propaganda é a alma do negócio e esta é uma ótima forma de divulgar os produtos da agricultura familiar”, opinou o empresário.
A sustentabilidade também é um grande atrativo. O engenheiro florestal Nilson Schaich, que entende bem da temática, contemplou os produtos do estande do projeto Talentos do Brasil e se surpreendeu com as boas práticas na confecção das bolsas de fibras e palhas. “Essas técnicas de confecção manual são muito antigas. É lindo ver a geração de renda junto à proteção ao meio ambiente. Antes de inventarem o termo sustentabilidade essas mulheres já o praticavam”, explicou. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário