Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Agricultoras de municípios do Maranhão poderão por documentos em dia

Cerca de 1,5 mil agricultoras familiares de cinco municípios maranhenses terão acesso gratuito a documentos civis e trabalhistas. O ônibus do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), vai circular pelo estado a partir desta sexta-feira (14).
As ações, que vão até o dia 21 de novembro, vão atender trabalhadoras rurais dos municípios de Humberto Campos, Matões do Norte, Miranda do Norte e Santa Rita e Alto Alegre do Maranhão. O foco do Programa são as mulheres, mas homens e crianças podem ser atendidos, conforme a disponibilidade de documentos.
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, as mulheres têm nos mutirões uma oportunidade de resgatar a dignidade e a autoestima. “Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também,  políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural.”
Os documentos que serão emitidos nos mutirões serão carteira de identidade (1ª via), CPF (1ª via), carteira de trabalho (1ª e 2ª vias). Durante as ações, também poderão ser feitas inscrição no INSS e no Cadastro Único para participar de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

PNDTR
O PNDTR é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar. O Programa possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e o acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação, desde 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário