Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 5 de março de 2015

MDA articula políticas públicas para povos indígenas








O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu representantes da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e o deputado Nilton Tatto (PT/SP) nesta quarta-feira (4), na sede do ministério, para discutir políticas públicas específicas para povos e comunidades indígenas.
Na reunião, o ministro reforçou o compromisso da pasta com os povos e comunidades tradicionais. “É importante compreender as especificidades de cada povo, para trabalhar em prol dele. Por isso, nossa intenção é articular políticas de fomento à agroecologia,  segurança alimentar e demarcação de terras, preservando a identidade cultural e histórica desse povo”, explicou.
Para a representante dos povos indígenas, Sônia Bone, encontro busca criar uma agenda comum de trabalho. “O histórico de luta e apoio do MDA nos faz acreditar que, em parceria, podemos avançar ainda mais”, finalizou.

Diálogo permanente
O ministro Patrus Ananias tem dedicado suas primeiras semanas à frente da pasta para reforçar o diálogo com os movimentos sociais – promessa feita em seu discurso de posse.  A cooperação entre a pasta e entidades representativas, no entanto, deve ganhar ainda mais força. Durante o encontro desta quarta-feira, Ananias salientou a necessidade de criar um fórum que integre líderes de grupos ao campo. “Esse é um momento propício para unirmos esforços, em prol do Brasil rural.”

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário