Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sociedade civil participa de encontro para formulação de políticas para o rural

A efetividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) na formulação e no aprimoramento de políticas públicas voltadas para agricultura familiar, ganhou destaque na fala do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, nesta quarta-feira (13), na 60ª reunião ordinária do Conselho. Na abertura do evento, que segue até amanhã (14), em Brasília, Patrus ressaltou a importância da participação da sociedade civil brasileira nos debates.
O Condraf, de acordo com o ministro, é um espaço para se consolidar e ampliar o trabalho de desenvolvimento da agricultura familiar. “Estamos construindo nossas prioridades e ações, com a participação efetiva das entidades e movimentos sociais ligados à luta pela reforma agrária, pela aplicação efetiva do princípio da função social da terra e pelo desenvolvimento da agricultura familiar. As sugestões, ideias e críticas estão sendo bem acolhidas pelo ministério”, assegurou.
Participam do evento cerca de 60 pessoas dentre conselheiros do Condraf, convidados, coordenadores dos comitês permanentes e representantes das unidades do MDA. O Conselho é composto por 19 representantes do governo e 19 da sociedade civil.
Programação
Um dos objetivos da 60ª reunião é a formulação de um documento com propostas para subsidiar o governo na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Um debate acerca da Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) também será feito durante o encontro. As contribuições  para o estatuto e o contrato de gestão da Anater serão encaminhadas pelo MDA à Presidência da República.
A discussão com a sociedade civil sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar, para ouvir as principais questões e desafios a serem enfrentados também faz parte da programação do evento. O resultado desse encontro será apresentado a fim de contribuir com a elaboração do Plano Safra 2015/2016.
Durante a reunião ainda será discutida a formação de um grupo de trabalho para debater a reestruturação do Condraf. Conforme o secretário do Conselho, Rodrigo Amaral, uma  proposta é a paridade de gênero entre os integrantes, como ocorreu na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. “O Condraf está muito relacionado com a luta dos movimentos sociais e com a diversidade do Brasil rural. Hoje temos  paridade entre governo e sociedade civil. Queremos ampliar os segmentos de participação e melhorar ainda mais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário