Theobroma introduzindo tecnologia da silagem

Tamanho da letra:

{ 03/01/2012 }
Um grupo de 12 agricultores familiares do município de Theobroma a 340km de Porto Velho decidiu apostar na tecnologia da produção do milho para silagem, orientada pela equipe técnica da Emater-RO no Município, e o resultado foi uma produtividade média de quase quarenta toneladas de massa verde por hectare.
O engenheiro agrônomo, Francisco Celestino, explica que o projeto surgiu da necessidade dos produtores de gado de leite em atender uma crescente demanda do rebanho por forragem, principalmente no período seco. Os técnicos da Emater-RO sugeriram aos agricultores a integração das atividades de produção, mas também dos órgãos interessados no desenvolvimento do Município, então montou-se uma parceria entre agricultores, Emater-RO e Prefeitura de Theobroma e ainda a colaboração do escritório local da Emater-RO em Jaru, que cedeu o equipamento para colheita e ensilagem.
Para a produção do milho foram preparados 26,5ha, utilizando-se em cada hectare 90kg de fósforo , 72kg de nitrogênio e 48kg de potássio. Apesar do uso de uma tecnologia relativamente simples o resultado é extraordinário para os produtores de leite, que terão o manejo do rebanho facilitado com o fornecimento da silagem no coxo e agora estão certos do aumento na produção do leite. O agricultor Braz Luiz Mattedi é um dos mais felizes com a silagem.
Projetos como este de Theobrama só são possíveis porque recebem o apoio dos programas estaduais para o desenvolvimento sustentável da produção, como o Programa Terra Produtiva e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário