Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ministro Pepe Vargas assina dois acordos para a expansão do microcrédito rural no Nordeste

Ministro Pepe Vargas assina dois acordos para a expansão do microcrédito rural no Nordeste
31/05/2012 02:42
A expansão do microcrédito rural será o objeto de dois acordos que serão assinados nesta sexta-feira (1º) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, com o Banco do Nordeste Brasil (BNB), na cidade de Salvador (BA). A formalização dos termos ocorrerá após a palestra: O desafio da geração de renda, segurança alimentar e das microfinanças rurais, que será apresentada por Pepe Vargas, às 8h30. As iniciativas integram  as comemorações dos 60 anos do BNB, que desde o dia 30 de maio promove o Seminário Internacional de Microfinanças na capital baiana.
O primeiro acordo firmará a destinação de R$ 3,5 milhões para a aquisição de 345 motocicletas. A ação terá a parceria dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia. Os veículos serão usados pelos assessores do banco durante as visitas de acompanhamento técnico aos agricultores familiares que acessaram a linha de crédito do Grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), responsável por custear as atividades agrícolas e não agrícolas geradoras de renda, com taxa de juros de 0,5% ao ano.
MDA e BNB também firmarão acordo para capacitar financeiramente 5.310 jovens agricultores familiares. A maioria dos jovens, exatos 4.310, receberá as orientações por meio da chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), lançada pelo MDA no dia 18 de maio. Isso porque a chamada atenderá seis dos estados de atuação do BNB: Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Os mil jovens residentes nas áreas não contempladas pelo dispositivo – Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – serão selecionados e capacitados posteriormente mediante parceria do Banco do Nordeste com entidades especializadas do setor. Com a capacitação, todos poderão contratar operações de crédito junto ao BNB, no âmbito do Pronaf Jovem.
A palestra "O desafio da geração de renda, segurança alimentar e das microfinanças rurais", será realizada no quarto painel do seminário. Além de Pepe Vargas, participarão da mesa de debate o presidente do BNB, Jurandir Vieira Santiago, e o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Adoniran Sanches Peraci. As discussões serão moderadas pelo diretor executivo do Fórum Latino-americano e do Caribe de Finanças Rurais (Forolacfr, sigla em espanhol), Javier Percy Villazana Chamorro.
Criado em 1952, o BNB é uma instituição financeira organizada sob a forma de economia mista. Mais de 90% de seu capital é controlado pelo Governo Federal. Com sede em Fortaleza (CE), o banco tem atuação em aproximadamente dois mil municípios, que englobam a Região Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. O BNB opera como órgão executor de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento regional. Entre os programas geridos pelo banco estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do MDA, e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Serviço 
Seminário Internacional de Microfinanças 
Dia: 1º de junho, sexta-feira 
Horário: 8h 
Local: Hotel Matiz Salvador, em Salvador (BA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário