Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


O MDA participa da I Semana de Ciências Agrárias da UEMA.

Por: Mendes Junior
Ascom-DFDA-MA/MDA
Jose Tosato-Chefe de Gabite da SDT-MDA
 A Secretaria de Desenvolvimento Territorial-SDT do Ministério do Desenvolvimento Agrário participou nesta sexta-feira, 17, da I Semana de Ciências Agrárias, promovida pela UEMA-Universidade Estadual do Maranhão, com o tema: "As Ciências Agrárias, produção e equilíbrio ambiental". O evento foi realizado no próprio Campus Universitário Paulo VI/UEMA, em São Luís-MA.
A I SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS é um evento de caráter científico de grande importância para todos os profissionais e estudantes das ciências agrárias, onde foram apresentados os mais recentes avanços e pesquisas nas áreas agrárias. Durante o evento foram ministradas cerca de 30 palestras, sendo 6 de cunho geral e 24 palestras específicas e 12 minicursos, além da apresentação de trabalhos, na forma de pôsteres.
Técnicos, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia discutirão temas ligados à produção agropecuária e às mudanças tecnológicas necessárias à formatação de modelos de produção que respeitem o equilíbrio ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
O chefe do gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Jose Tosato, que palestrou sobre: Territorialidade e a Agricultura Familiar, falou acerca do evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão. “É muito interessante quando uma universidade toma a iniciativa de juntar uma série de cursos, pois reúniu gente da agronomia, veterinária, zootecnia ligados às ciências agrárias. É um momento que aproxima a vida acadêmica da vida real, ou seja, da vida dos agricultores familiares que compreende também, os quilombolas, extrativistas e povos índiginas”, ressaltou.
 Destacou ainda que o objetivo da SDT no evento, enquanto agente da política de desenvolvimento territorial, é fazer a aproximação dos estudantes e que venham a se envolver, trabalhar com a agricultura familiar que é responsável por 70% dos alimentos que estão nas mesas do povo brasileiro.
DFDA
Tosato evidenciou ainda, o papel da Delegacia Federal do MDA no processo de implementação das políticas públicas  no Estado, e da necessidade de uma maior aproximação entre a SDT e a DFDA, para que essa implementação seja cada vez mais aprimorada.
A programação científica do evento contou com palestrantes de grande destaque no cenário nacional, proporcionando a possibilidade de intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e estudantes, o fortalecimento de parcerias com outras instituições e a ampla difusão de conhecimentos. Paralelo à Semana das Agrárias teve ainda a XVIII SEMANA DE AGRONOMIA, a I SEMANA DE ENGENHARIA DE PESCA, a VI SEMANA DE MEDICINA VETERINÁRIA e a V SEMANA DE ZOOTECNIA.
Profa. Dra. Francisca Neide
Presidente do Evento

Prof. Dr. Itaan Santos
Presidente da Comissão Organizadora

Profa. Dra. Marília Martins
Presidente da Comissão Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário