Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012



 SDT discute ações do Proinf no Território do Baixo Parnaíba.
 Por: Mendes Junior

Ascom-DFDA-MA

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) reúne-se com o CODETER do Baixo Parnaíba, em Chapadinha-MA, para discussão e apresentação da plataforma do Proinf 2012.
Durante a reunião foi enfocado acerca dos projetos a serem apresentados pelo colegiado ao Proinf. A consultora da SDT, Carleuza Andrade da Silva enfatizou que o objetivo das reuniões junto aos territórios da cidadania, é definir e priorizar os projetos com os recursos do Proinf 2012.
“O nosso principal objetivo é o fortalecimento da agricultura familiar,” destacou Carleuza Andrade
Para cada território, seja rural, de identidade, ou que esteja inserido no PDTRS, sendo que no Maranhão, 4 territórios estão integrados no PBSM, de forma que está sendo destinado R$550.000 para cada um deles. Esses recursos são destinados para investimento setor de obras e equipamentos.
 O Maranhão está realizando as plenárias territoriais, onde cada colegiado territórial prioriza e define quais os projetos que serão encaminhados para Brasília, por meio da DFDA, para que sejam analisados e contratados até o final de 2012.
Os recursos do Proinf têm sido destinados à implantação de ações que potencializam a identidade territorial, a gestão social e a força da agricultura familiar para gerar resultados de desenvolvimento sustentável nos territórios rurais.
Sua implantação tem trazido lições que, sistematizadas, servem para melhorar sua execução direta e ampliar os impactos positivos que poderão ser obtidos com a aplicação de seus recursos.
Colegiados
A importância da consolidação dos colegiados territoriais como espaços de planejamento, de tomada de decisões e de acompanhamento dos resultados obtidos com as propostas técnicas priorizadas, reforçar a sua responsabilidade no que se refere ao monitoramento das propostas apresentadas, de sua execução e do alcance da finalidade nelas estabelecida.
É fundamental assegurar a coerência entre os eixos e projetos estratégicos definidos nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e as propostas técnicas encaminhadas para financiamento do Proinf.
É importante ressaltar o papel dos proponentes no que se refere a assegurar o processo participativo na elaboração das propostas e na execução dos projetos.
A política de desenvolvimento territorial implementada pela SDT é parte do propósito das ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão do governo federal voltado para o fortalecimento da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário