Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sábado, 23 de março de 2013

MDA debate no Senado sobre conceito de ruralidade


22/03/2013 06:36


MDA debate no Senado sobre conceito de ruralidade

Foto: Carolina Fleury

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promoveu, na tarde desta sexta-feira (22), seminário sobre o conceito de ruralidade no Brasil. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que coordena projeto sobre o tema ao lado do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), esteve presente por meio de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead).
Os debates foram conduzidos pelo Senador Acir Gurgacz (PDT/RO), vice-presidente da Comissão. Segundo o parlamentar, o objetivo de levar a temática ao Senado é aprofundar a discussão com a participação do poder legislativo, do governo e da sociedade civil, para levantar os encaminhamentos necessários, sob o ponto de vista legislativo, que a nova realidade identificada no meio rural irá demandar.
Andrea Butto, secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, falou sobre a importância do estudo Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas, coordenado pelo MDA em parceria com o IICA. A secretária destacou que a pesquisa busca redimensionar o rural no país a partir de uma visão integrada, considerando dimensões como a geográfica, social, econômica, administrativa e pública, jurídica e estatística. “Já estamos nos apropriando dos primeiros resultados do estudo, que vai nos ajudar a pensar o conjunto da política do nosso Ministério e, em particular, o futuro da política de desenvolvimento territorial. Com base nas informações geradas, será possível também pensar em investimentos e ações estratégicas com vistas à consolidação um projeto de desenvolvimento nacional”, afirmou.
Releitura do rural
O escopo do estudo Repensando o conceito de ruralidade o Brasil foi apresentado por sua coordenadora, a pesquisadora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto objetiva construir uma tipologia atualizada dos espaços rurais no Brasil e analisar as implicações dessa nova leitura para as políticas públicas. A pesquisa, que é financiada pelo MDA e pelo Banco do Nordeste (BNB), tem em sua comissão de acompanhamento membros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério do Planejamento e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa aborda quatro componentes principais: a análise das concepções de ruralidade, seus alcances e limitações, no Brasil e em oito países da América Latina e Europa; a formulação e validação no campo de propostas de tipologias dos espaços rurais no Brasil; a análise das implicações e impactos de uma releitura do rural e suas tipologias nas políticas públicas de desenvolvimento rural; e a elaboração de subsídios técnicos e institucionais para a realização de iniciativas semelhantes em outros países da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário