Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

terça-feira, 7 de maio de 2013

Coopcerrado divulga produtos em Feira para ampliar mercado consumidor

Divulgar o baru, fruto típico da região, bem como ampliar o mercado são os principais objetivos da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado), de Goiânia (GO). São 2,6 mil sócios que produzem barras de cereais de baru, castanha de baru torrada, biscoitos de baru, granola, gergelim, mel e temperos – produtos industrializados com a marca da Coopcerrado. O baru é um fruto com uma única amêndoa comestível, nativo da vegetação do cerrado brasileiro.
Os produtos da cooperativa estão expostos na Apas 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, em São Paulo, de segunda (6) a quinta-feira (9). É a segunda vez que a Coopcerrado participa da Feira no espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Na primeira vez, nós fizemos negócio com um supermercado em nível nacional e outro no Rio Grande do Sul que abrange toda a região Sul do País. Desta vez, a expectativa é muito grande porque, além de divulgar os produtos, a Feira é uma vitrine para gente ver em que podemos melhorar e o que podemos começar a produzir para ampliar cada vez mais o mercado”, assinala o conselheiro da gestão da Coopcerrado, Flávio Cardoso da Silva.
A cooperativa, desde 2002, comercializa 70% da produção pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ambos executados pelo MDA. A cooperativa também fornece para indústrias em Brasília, São Paulo e Goiás, além de lojas de produtos naturais.
Produtos em números
Por ano, a Coopcerrado produz 12 milhões de barras de cereal de baru; 25 toneladas de castanha de baru torrada com sal e sem sal; 392 toneladas de biscoitos de baru; 200 toneladas de granola; 90 toneladas de temperos e condimentos; 150 toneladas de gergelim; e 108 toneladas de mel.
Os agricultores familiares também produzem, anualmente, 200 toneladas de mandioca e farinha; 15 toneladas de arroz, feijão e banana desidratada, além de 12 toneladas de plantas medicinais – 30 espécies. São 2,6 mil agricultores familiares associados na Coopcerrado, em 70 municípios, de quatro estados – Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Só pode se associar agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
APAS 2013
A maior feira mundial do setor supermercadista é um espaço para negócios, sem comercialização direta. O evento deve receber 70 mil visitantes, entre empresários do setor e executivos do varejo. Pelo segundo ano consecutivo, a feira dá espaço para empreendimentos da agricultura familiar – nove ao todo, representando mais de dez mil famílias de agricultores de sete estados: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário