Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 24 de maio de 2013

MDA intensifica entrega de máquinas para municípios do Semiárido cearense

Equipamentos que visam possibilitar a estruturação produtiva de milhares de agricultores familiares cearenses serão entregues, nesta sexta-feira (24), em Fortaleza. A doação, realizada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No total, serão entregues 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras para 72 prefeitos do Ceará. Até o dia 24 de junho, serão realizadas doações em municípios da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em Moita Bonita (SE), a máquina tem assegurado a conservação das estradas, possibilitando, além do escoamento agrícola, o transporte escolar.
O agricultor familiar de Moita Bonita, José Eduardo de Jesus, 46, conta que a manutenção das vias impactou o cotidiano dos filhos de 14 e 17 anos. "Para estudarem, eles tinham que andar três quilômetros até o ônibus, agora o ônibus passa na frente da nossa casa."
De posse das máquinas, as prefeituras poderão manter e criar novas estradas vicinais e também construir reservatórios para armazenar água, como no caso do Assentamento Boqueirão, em Santa Maria da Boa Vista (PE). Com a ajuda da máquina doada pelo MDA, 13 famílias locais conseguiram irrigar o terreno de suas propriedades e melhorar a comercialização agrícola. “Agora que tem irrigação, a melancia dá o ano inteiro, leva em torno de 65 dias para colher, enquanto isso eu colho cebola”, explica o agricultor José Vieira dos Santos, 52 anos.
Melhor convivência com o semiárido
Longos ciclos de seca e poucos períodos de chuvas são as características climáticas que mais marcam o Semiárido. Com uma abrangência territorial de cerca de um milhão de km², essas regiões abrigam mais de 20 milhões de pessoas, distribuídas em oito estados do Nordeste e em um do Sudeste. Mesmo com pouca água, a economia da área é baseada na agricultura familiar.
Na avaliação do delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra, a entrega das máquinas incentivará o desenvolvimento econômico. "Os produtos vão chegar com qualidade e preço mais acessível para outras regiões e os bens da cidade poderão chegar ao campo sem acréscimo de valor", pondera.
Os equipamentos destinados ao Semiárido beneficiarão também os municípios localizados nas regiões metropolitanas, critério que anteriormente era excludente. O município de Pindoretama, a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, receberá sua primeira retroescavadeira. “Em Pindoretama, temos várias comunidades rurais com dificuldades de abastecimento de água. Nosso reservatório não tem 10% de água armazenada e as chuvas estão demorando a cair”, informa o prefeito Valdemar Araújo da Silva Filho.
Máquinas para o Semiárido
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.415 municípios do Semiárido receberão ainda um caminhão- caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta no início do ano.
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras
Acaraú
Acopiara
Aracati
Barbalha
Barreira
Boa Viagem
Camocim
Canindé
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Crateús
Crato
Granja
Guaiuba
Horizonte
Icó
Iguatu
Itapipoca
Juazeiro do Norte
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Meruoca
Morada Nova
Pacajus
Pacoti
Palmacia
Pindoretama
Quixadá
Quixeramobim
Russas
São Gonçalo do Amarante
Sobral
Tauá
Tianguá
Trairi
Viçosa do Ceará
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de motoniveladoras
Acarape
Amontada
Baturité
Beberibe
Bela cruz
Carius
Carnaubal
Cedro
Coreaú
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Itapiúna
Itarema
Jaguaretama
Jaguaribe
Jardim
Jucás
Lavras da Mangabeira
Marco
Milagres
Mombaça
Morrinhos
Orós
Paraipaba
Pedra Branca
Quixeré
Santana do Acaraú
São Benedito
Ubajara
Umirim
Várzea alegre









Nenhum comentário:

Postar um comentário