Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário reúne-se com a Comissão de Organização Estadual- COE.

Por: Mendes Junior
Ascom - DFDA_MA

Na manhã da última sexta-feira, 16, a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário reuniu-se na vice-governadoria no Palácio Henrique de La Roque, juntamente com a Comissão de Organização Estadual (COE), que é formada pelas comissões de: mobilização, organização e de uma diretoria executiva, composta por representantes da sociedade civil e do poder público. A DFDA esteve representada pelo delegado Federal Ney Jefferson Teixeira, o substituto Vicente Mesquita e a assistente técnico- Antonia Araújo.
O objetivo da reunião foi para avaliar a comissão de organização da conferência e discutir possíveis ajustes, para realização da Conferencial Estadual de Desenvolvimento Territorial, a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2013. A Reunião foi presidida pela Sra. Claudia Neta – delegada representante da Igualdade Racial, a mesma destacou a importância da reunião da COE e das responsabilidades para realização da Conferência Estadual, pois dela sairão os 42 delegados que representarão o estado na Conferência Nacional.
Durante a reunião surgiram alguns questionamentos que foram bastante debatidos, o Sr. Monroe evidenciou a situação do estado, que ainda não é totalmente territorializado. “Cerca de 30% dos municípios maranhenses estão fora, ou seja, não inseridos na política territorial, o que lamentável”, pontuou.
Outro tema bastante discutido e correlato à inclusão dos municípios na política territorial foi a respeito da participação mais efetiva dos 50 delegados dos pré-territórios convidados para a conferência estadual, pois foi observado pelos membros do COE que somente está presente no evento como meros expectadores, e sem a oportunidade de propostas, de certa forma seria desconfortável e incoerente com a política territorial, a qual propõe a inclusão. Com relação ao assunto a Sra. Claudia Neta propôs a possibilidade dos 50 delegados convidados poderem se reunir a parte durante a Conferência Estadual, e daí serem geradas propostas específicas desse grupo, em virtude dos mesmos não terem participado do processo de aprovação das propostas pré-aprovadas nas conferências territoriais.
Com relação às propostas já aprovadas, o delegado federal Ney Jefferson Teixeira pediu que fossem preservadas nas devidas proporções pelo trabalho que fora realizado durante todo o processo de construção das conferências territoriais. “Pois a coerência nesse momento é importante, para que não sejam gerados possíveis desconfortos”, afirmou.
As discussões finais da reunião rumaram para as definições dos horários das atividades e as programações a serem realizadas na Conferência Estadual, e ainda, ficou acertada entre participantes a convocação de uma reunião antes da conferência para os ajustes finais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário