Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coordenação do Arca da Letras reúne-se com instituições em busca de parceria.



Por: Mendes Junior
Ascom – DFDA-MA/MDA



Na tarde desta segunda-feira 16, foi realizada na sede da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão – DFDA-MA, uma reunião acerca do Programa Arca das Letras, onde foram tratadas questões estratégicas para reativação do Programa em municípios onde já foram implantadas as Bibliotecas Rurais, assim como a implantação de novas bibliotecas em outras localidades do Estado.
O objetivo da reunião é fechar parcerias com órgãos e instituições financeiras, além do governo do estado e municípios, na busca de ampliar e beneficiar as comunidades rurais. Durante a reunião foram apresentadas as propostas para formação de uma rede de parceiros para o Programa Arca das Letras, visando facilitar o acesso à leitura nessas comunidades.
Estiveram presentes na reunião, a coordenadora estadual do Programa Arca das Letras – Antônia Araújo, Cláudio Gomes dos Santos - consultor do programa na região nordeste/MDA, Vicente Mesquita - delegado substituto da DFDA-MA, Jair Sousa e Maria da Graça Trancoso Correia representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar e Glória Maria Nina – representante da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
No que se refere a incentivar e mobilizar as comunidades através do programa, Claudio Gomes destacou a importância da criação eventos que estimulem as comunidades a desenvolver o hábito da leitura e divulgar a cultura local, como exemplo citou a realização de recitais de poesias, contos, entre outros.
“além da divulgação das realizações do programa é importante que se divulgue as pessoas, o que elas fazem, os seus trabalhos, os talentos inseridos na comunidade”, enfatizou Cláudio Gomes.
O Programa Arca das Letras é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e tem como objetivo estimular o hábito da leitura nas comunidades rurais do país e beneficiar famílias do campo formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. Para uma maior abrangência o programa busca parcerias com uma rede de instituições, reunindo esforços para implantar bibliotecas e formar agentes de leitura no campo, com o intuito de promover o acesso ao livro, apoiar a educação formal e não formal, a cultura, o trabalho e o exercício da cidadania no meio rural.
O Maranhão conta hoje com 440 bibliotecas implantadas em mais de 91 municípios do estado, para a coordenadora do programa Antonio Araújo, os numero de municípios beneficiados ainda é baixo.
“A nossa meta é expandir o programa com implantação das Bibliotecas Rurais em outros municípios do estado, beneficiando a população rural”, pontuou Antonia Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário