Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega caminhões Pipa a municípios do Maranhão atingidos pela estiagem.

Por: Mendes Junior Ascom – DFDA-MA/MDA Postado em 04 de outubro 2013
Foto: Mendes Junior - DFDA/MDA
Nesta sexta-feira, 04, 13 municípios do Maranhão atingidos pela estiagem foram beneficiados com que entrega 13 Caminhões Pipa, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). A doação dos equipamentos integra o conjunto de ações do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem como objetivo auxiliar na manutenção das estradas vicinais e abastecimento de água para os municípios atingidos pelos efeitos da seca. Esta foi a primeira entrega do equipamento no estado, mas, ao todo serão doados 71 caminhões para garantir o abastecimento de água aos agricultores familiares das regiões atingidas pela seca, um investimento na ordem de R$ 19,8 milhões. Durante a sua fala o delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira destacou a relevância da entrega dos caminhões e a parceria entre o governo federal e o governo do estado.
Foto: Mendes Junior - DFDA/MDA
“No atual momento em que passamos por um período de estiagem prolongada, essa é a hora para começarmos a trabalhar ações de convivência com o semiárido, em virtude que as perspectivas das previsões climáticas não são das melhores, por isso, é o momento de nós construirmos as cisternas, tanques para armazenamento de água e utilizarmos esses caminhões para amenizar os efeitos da seca”, enfatizou Ney Jefferson. Ney Jefferson enfatizou também acerca do compromisso dos gestores municipais em fazer um bom uso dos equipamentos e para os fins aos quais se destinam. Municípios beneficiados: Afonso Cunha, Água Doce Do Maranhão, Aldeias Altas, Amarante Do Maranhão, Anapurus, Arari, Barão De Grajaú, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Mirador, São José dos Patos e Sucupira do Riachão. Para o Secretário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal - Sergio Lopes, a doação dos caminhões Pipa aos municípios atingidos pela estiagem é uma contribuição muito significativa do Governo Federal, e evidenciou também acerca da importância do investimento em assistência técnica para beneficiar aos que vivem nas áreas rurais país. “A seca é um problema presente no Brasil, principalmente na região Nordeste, e temos que aprender a conviver com ela, e desenvolver tecnologias e estratégias para essa convivência com a seca e o semiárido. È importante destacar que em meio ao problema da estiagem, temos um desafio muito maior que é a assistência técnica, hoje estamos empenhados em criar a Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o que vai criar condições para consolidar rural brasileiro e assim teremos um país forte”, enfatizou. João Abreu - Secretário da Casa Civil representando o governo do estado agradeceu ao delegado federal Ney Jefferson Teixeira e ao Governo Federal pelas parcerias convertidas em ações que vem beneficiando o Maranhão. “A entrega desses equipamentos vêm em boa hora para minorar o sofrimento da população dos nossos municípios. Essas parcerias vêm se consolidando com ações concretas e nós pretendemos cada vez mais incrementá-las porque o estado não tem condições, nem braços suficientes para atender a demanda dos gestores municipais”, pontuou João Abreu. Ao Maranhão, já foram entregues 148 retroescavadeiras e 71 motoniveladoras pelo MDA para os municípios selecionados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Equipamentos, do Governo Federal. O investimento do ministério para a aquisição das máquinas foi superior a R$ 3 milhões. O conjunto de equipamentos deve atender mais de 156 mil moradores da área rural. Entre eles, quase 19 mil famílias de agricultores familiares. Até 2014, outras 516 máquinas serão entregues às comunidades do campo – dessas, 189 são Caminhões-Pipa. A expectativa é de, até lá, atender quase dois milhões de pessoas no meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário