Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Governo Federal completa entrega de equipamentos a municípios mineiros da área da Sudene

Cento e cinquenta e um prefeitos mineiros receberam nessa segunda-feira (7), mais uma chave de equipamentos doados pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Para 134 gestores, no entanto, a entrega foi ainda mais especial. “Hoje completamos 100% das cinco máquinas de todos os municípios que ficam no Semiárido ou na região de estado de emergência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, devido a estiagem”, comemorou a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a solenidade em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Para esses municípios, o Governo Federal levou, além dos três equipamentos que serão doados em todo o País, que são uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão-caçamba, mais uma pá carregadeira e um caminhão-pipa. O objetivo, segundo a presidenta, é de fornecer instrumentos às prefeituras na convivência com a seca. “A palavra-chave dessas máquinas é autonomia. Cada prefeito, de acordo com a legislação, vai usar seus equipamentos para as obras que forem necessárias no município”, explicou.
A garantia de boas estradas vicinais, que ficam entre o campo e os centros urbanos, é uma delas. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, as boas vias estimulam o desenvolvimento da agricultura familiar e a renda municipal. “Com esse programa, criamos condições para que as prefeituras possam melhorar e realizar a manutenção das estradas vicinais. Boas estradas não só escoam a produção agropecuária, como a estimulam ainda mais, e, assim, estimulam a renda nos municípios e a integração das nossas cidades”, afirmou.

Desenvolvimento industrial
Rossetto destacou que as ações do programa vêm contribuindo para a transformação do País, tanto na produção familiar quanto industrial. “Além desses benefícios para os nossos agricultores, há uma mudança extraordinária em nosso País. Se houve um tempo em que alguns batiam palmas quando o País importava máquinas, que bom que esse tempo acabou. Hoje, comemoramos as máquinas que são produzidas no nosso País, gerando emprego industrial e desenvolvimento aos nossos municípios.”
O total de recursos investidos na compra das 151 máquinas (95 caminhões-caçamba e 56 pás carregadeiras) foi superior a R$ 37 milhões, beneficiando mais de 80 mil agricultores familiares.

PAC 2 no estado
Minas Gerais tem 792 municípios de até 50 mil habitantes selecionados pelo PAC 2, que contempla a melhoria da infraestrutura municipal. A previsão é que até o fim da ação, em junho deste ano, sejam entregues mais 634 equipamentos, totalizando 2.644 máquinas em todo o estado e um benefício para mais de 2,5 milhões de camponeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário