O Projeto Talentos do Brasil Rural
realiza, até o próximo dia 3 de junho, Encontros de Negócios entre
empreendimentos familiares e representantes de bares, hotéis e
restaurantes em sete cidades-sede da Copa do Mundo. A ação cumpre o
objetivo de buscar a inserção dos produtos da agricultura familiar no
mercado, qualificando a demanda do turismo.
Os empreendimentos participantes foram
divididos por região e em cidades que já possuem capacidade de
distribuição dos produtos que representam a diversidade da agricultura
familiar do País. Compotas, geleias, erva mate, cachaça e café orgânico
são alguns dos produtos mais procurados pelos estabelecimentos.
Com a ação, os parceiros do projeto
pretendem promover a abertura de mercado, aproximando o empreendimento
da agricultura familiar das empresas e fazer chegar ao consumidor
alimentos, bebidas, artesanato e cosméticos produzidos por 85
empreendimentos familiares durante o Mundial, com perspectiva de
continuação de vendas após o evento.
“Em função do mercado em expansão no
período da Copa do Mundo, os restaurantes, hotéis e bares receberão os
turistas brasileiros e estrangeiros, que vão movimentar a economia
durante um mês. É uma grande oportunidade para fazer com que os produtos
da agricultura familiar em condições de competitividade de mercado
estejam presentes, promovendo geração de renda ao setor”, contextualiza o
diretor substituto do Departamento de Geração de Renda e Agregação de
Valor (Degrav), da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do
Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Pedro Bavaresco.
Nesta quinta-feira (15), o Encontro de
Negócios do Projeto Talentos do Brasil Rural será realizado em
Fortaleza, com representantes de empreendimentos dos estados do Rio
Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e Ceará. Na programação, estão
as cidades de Cuiabá (20), Manaus (22), Porto Alegre (28 e 29),
Salvador (3 de junho) e Rio de Janeiro (data a definir). São Paulo foi a
sede do primeiro encontro, em abril.
Projeto
O Talentos do Brasil Rural é desenvolvido
em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da
Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), o Sebrae e o Ministério do
Turismo (MTur). O projeto abrange 85 empreendimentos familiares e
beneficia mais de 25 mil famílias de agricultores.
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