Além de ganhar a mesa dos consumidores
brasileiros, os produtos da agricultura familiar começam a se destacar
nos pratos de restaurantes e lanchonetes de todo o País. São frutas,
verduras, alimentos processados que compõe os cardápios mais variados de
estabelecimentos como a Pizzaria Baco, em Brasília (DF).
Segundo
o proprietário do restaurante, Gil Guimarães, a escolha resulta da
qualidade dos produtos. “É especial, tem um sabor único”, afirma. Os
queijos, a linguiça, o tomate e o cogumelo são alguns exemplos dos
alimentos oferecidos pela agricultura familiar e que fazem parte do
cardápio da pizzaria.
Gil explica que a
opção por esses produtos incentiva a produção dos agricultores
familiares. O que gera renda e emprega nas pequenas propriedades. “E
ainda levamos para os consumidores um produto final diferenciado”,
avalia. Como a pizza que leva queijo candango, exclusividade da região. A
receita foi especialmente criada para o Festival Brasil Sabor, evento
gastronômico do DF que busca valorizar ingredientes regionais.
Desde
os 21 anos, Paulo de Góes, 62, é quem que produz o queijo candango.
“Meus pais e meus avós faziam queijo de manteiga lá no Rio Grande do
Norte. Assim que comprei a minha propriedade, aqui no DF, comecei a
fabricar o produto com o leite das três vacas que tinha”, conta Paulo.
De
lá para cá, já se passaram 40 anos. O laticínio cresceu e conta hoje
com 12 variedades de queijo, entre elas o candango, com uma produção
mensal de 800 quilos. “É muito bom ver o nosso produto nos restaurantes.
É sinal que temos qualidade e passamos pela exigência dos clientes”,
destaca o produtor que também compra leite de outros agricultores
familiares da região.
Um incentivo para todos
De
acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de
Valor (Degrav/MDA), Marcelo Piccin, comprar alimentos da agricultura
familiar gera muitos benefícios, entre eles, o aquecimento da economia
local. “Cada vez que um estabelecimento comercial prioriza a compra dos
produtos da agricultura familiar, os recursos aplicados ficam naquela
região. Isso gera trabalho, aquece a economia e é uma importante
estratégia de desenvolvimento econômico e social para os nossos
territórios”, explica.
Além disso,
possibilita o acesso a um alimento mais saudável. “Quando o produto vem
da região, que não necessita de um longo transporte, consequentemente
os alimentos comercializados acabam sendo mais frescos e com preços
acessíveis”, acrescenta o diretor.
Para
comprar os produtos da agricultura familiar, o estabelecimento
comercial pode procurar as Empresas de Assistência Técnica e Extensão
Rural (Emater) ou as demais entidades que prestam esses serviços em cada
estado, bem como as secretarias estaduais de Agricultura e o Ministério
do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em
Brasília, o Café da Torre de TV é uma vitrine para quem quer conhecer
mais sobre esses produtos e realizar parcerias comerciais. No site do MDA é possível encontrar a relação dos agricultores e cooperativas que tem o Selo da Agricultura Familiar.
Saiba mais*
O
queijo candango é uma especialidade de Brasília. A receita do produto,
lançado em abril de 2013, foi elaborada pelo laticinista da Emater-DF,
José Roberto de Oliveira. O objetivo era potencializar o mercado de
laticínios do DF, além de promover a sustentabilidade, o desenvolvimento
da área rural e a criação de cultura de produção de alimentos típicos
do DF.
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
Ascom/MDA
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