Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MA: agricultura familiar impulsiona produção no estado


O Maranhão é o terceiro estado com a maior concentração de famílias agricultoras da região Nordeste e o quinto do país. De acordo com o último Censo Agropecuário, são quase 860 mil agricultores familiares responsáveis pela produção de 93% do café, 89% do arroz, 86% da mandioca e do feijão consumidos no estado. Na safra passada, foram contratados mais de R$ 436 milhões em créditos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destes, quase 83 mil contratos foram destinados para melhorias no estabelecimento e na produção dessas famílias. 
A agricultura familiar local vem passando por transformações e conta com o apoio de programas e ações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).  Até agosto deste ano, o estado maranhense já contava com mais de 520 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, em 108 municípios. O programa visa levar mais leitura e conhecimento para as comunidades rurais, principalmente as mais longínquas. 
Para a coordenadora do Arca das Letras, Dione Ferreira, a ação é importante para aproximar os agricultores da leitura. “Muitas escolas não possuem bibliotecas e este programa é importante por isso, para que todos tenham acesso a esse instrumento de transformação que é o livro.” Segundo ela, mais de 53 mil famílias rurais maranhenses já receberam, até agora, arcas com exemplares da literatura nacional, internacional, infantil e infanto-juvenil, além de itens de conteúdo técnico e didático.
Os agricultores familiares da região também contam com o apoio da Sead no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O governo do estado já identificou e está orientando 37 assentamentos da reforma agrária, em nove dos 30 municípios, para acelerar o processo de regularização e acesso ao crédito. 
Pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), mais de 95 mil famílias recebem o apoio dos serviços prestados pela agência de Ater local (Argep). No total, 325 técnicos auxiliam os agricultores familiares no aumento da geração de renda, com a comercialização dos seus produtos. 
O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Ater (Asbraer), Argileu Martins, reforça a importância desse profissional para as famílias rurais. “Além de trabalhar os processos de inovação tecnológica, esse profissional passa a trabalhar o acesso qualificado às políticas públicas, por isso o extensionista é tão importante na articulação do desenvolvimento rural e sustentável”, frisa. 
Jalila Arabi
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0122 e imprensa@mda.gov.br
Ouça também a matéria de rádio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário