Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

sexta-feira, 30 de março de 2012


MDA e COOPRAMA realizam seminário com trabalhadoras e trabalhadores rurais em Viana-MA.
30/03/2012

Foi realizado nos dias 27 e 28 de março no município de Viana no salão do Sindicato das trabalhadoras e trabalhadores rurais, o Seminário Perspectivas e resultados do projeto Mulheres Quilombolas e Pescadoras: Quebrando Estigmas e Reconstruindo Saberes promovido pela COOPRAMA.
O seminário contou com a participação de 100 pessoas, onde foi feita a socialização das experiências e resultados obtidos através dos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (ATER), realizado com recursos financeiros da chamada pública do Governo Federal DPMQR/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Conforme o representante do MDA no evento engenheiro agrônomo, Fábio Dutra, “ a grande participação das beneficiárias do projeto no seminário e as ótimas avaliações que elas fizeram no evento, acerca do trabalho realizado pelos técnicos da COOPRAMA, foram satisfatórios”.
Evidenciou ainda, que apesar do desafio que os extensionistas enfrentaram durante os diagnósticos, visitas, cursos, reuniões que tiveram como tema diversos assuntos como: acessibilidade às políticas públicas do Governo Federal, diversificação produtiva, geração de renda, sistemas de produção, agroecológica, quintais produtivos, sistemas agroflorestais, etc...
A realização dos trabalhos nos povoados, dos 9 municípios atendidos pela chamada pública, apesar das dificuldades  de acesso às propriedades, em decorrência das estradas precárias e as inundações provocadas pelas chuvas concentradas em determinada época do ano, apesar de tudo isso, foram obtidos resultados consistentes graças ao esforço e dedicação da equipe da COOPRAMA.
 
As atividades de ATER foram realizadas pela Cooprama, junto às 300 mulheres,
das 16 comunidades tradicionais e da agricultura familiar num total de 9 municípios: Viana, Cajari, Palmeirândia, Matinha, Penalva, Olinda Nova do MA, São João Batista, Pedro do Rosário e São Vicente Ferrer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário